Determine o valor da tensão admissível em um pilar de concreto sujeito a uma força axial de compressão de 5.000 N, sabendo que o material da barra é o concreto (r = 25 MPa) e que o coeficiente de segurança do projeto é igual a 1,4:
Fonte: elaborada pelo professor conteudista.
Agora assinale a alternativa com o resultado CORRETO:
a.
38,000 MPa.
b.
25,087 MPa.
c.
20,185 MPa.
d.
17,857 MPa.
e.
35,025 MPa

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício sobre tensão admissível em um pilar de concreto. A gente precisa entender alguns conceitos de resistência dos materiais, tipo o que é tensão admissível, força axial de compressão, e o que é o coeficiente de segurança. Vamos usar fórmulas básicas para calcular a tensão que o pilar pode suportar de forma segura.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é tensão admissível. É a tensão máxima que o material pode suportar sem falhar, considerando um fator de segurança para garantir que mesmo com variações ou cargas inesperadas, a estrutura não quebre.

Passo 3

O enunciado nos dá a resistência do concreto, que é $ \sigma_r = 25 , MPa $. Isso significa que o concreto pode aguentar até 25 MPa antes de começar a falhar. Mas a gente não vai usar isso diretamente porque tem o coeficiente de segurança.

Passo 4

O coeficiente de segurança ($ FS $) é um número que a gente multiplica ou divide para garantir que o projeto seja seguro. No caso, o $ FS = 1,4 FS ãí \sigma_{adm} $), a fórmula é:
FS = 1,4
Isso quer dizer que a tensão admissível é a resistência dividida pelo fator de segurança.

Passo 5

Substituindo os valores na fórmula:
sigmaadm = 25 , MPa1,4 approx 17,857 , MPa

Passo 6

Então, a tensão admissível que o pilar pode suportar de forma segura é aproximadamente 17,857 MPa.

Resposta

A alternativa correta é a d. 17,857 MPa.

Exercícios relacionados