Qual a diferença de pressão ( ), em Pa , dentro de uma bolha de um certo fluido? Admita que a tensão superficial do fluido seja igual a X% da tensão superficial da água. (valor: 1,0)
Considere as seguintes observações:
i. Diâmetro da bolha, em mm: Número de caracteres do nome completo do aluno, incluindo os espaços, multiplicado por 4;
ii. Dados: á;

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão pede para encontrarmos a diferença de pressão dentro de uma bolha em um fluido. Vamos usar conceitos de tensão superficial e Lei de Laplace. Para isso, precisamos saber a tensão superficial do fluido, o diâmetro da bolha e aplicar a fórmula da pressão.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a tensão superficial do fluido. Sabemos que a tensão superficial do fluido é igual a X% da tensão superficial da água. Aqui, e á. Então:

Passo 3

Agora, precisamos encontrar o diâmetro da bolha. A fórmula diz que o diâmetro em mm é o número de caracteres do nome completo do aluno (incluindo espaços) multiplicado por 4. Vamos supor que o nome completo seja “Maria das Neves”, que tem 14 caracteres:
â

Passo 4

Com o diâmetro em mãos, vamos achar o raio da bolha. O raio é simplesmente metade do diâmetro:

Passo 5

Agora, vamos usar a Lei de Laplace para encontrar a diferença de pressão . A fórmula é:
Substituindo os valores que encontramos:

Resposta

A diferença de pressão dentro da bolha é aproximadamente 3,6 Pa.

Exercícios relacionados

Um aumento de pressão de aplicada a de um certo líquido causa uma redução no volume, , de . Determine o módulo de elasticidade, em MPa. (valor: 1,0 )
Considere as seguintes observações:
i. Variação da pressão, , em psi: Número de caracteres do nome completo do aluno, incluindo os espaços, dividido por 2,5;
ii. Dados: á;
Um avião a jato voa com velocidade V numa altitude h (onde a temperatura é igual a T ). Determine:
Tipo de escoamento (ao preencher o formulário escolha a opção). (valor: 0,5 )
Considere as seguintes observações:
i. Valor de V, em : soma dos quatro últimos algarismos da matrícula do aluno, multiplicado por 45;
ii. Dados: , á;
Um prédio possui 22 andares com 3 metros de altura cada andar. O prédio possui base quadrada de . O prédio é localizado em região sujeita a fortes ventos. As fundações do prédio foram projetadas para resistir a um momento na base do prédio de 90 MJ. Estime o vento máximo que o prédio é capaz de resistir, sabendo que o coeficiente de arrasto de uma estrutura retangular muito comprida é igual a e que o ar está a .
O que é a hipótese do contínuo adotada nas formulações da mecânica dos fluidos;