Uma das diferenças principais entre uma célula voltaica e uma célula eletrolítica (que promove eletrólises) é que na célula eletrolítica:

Passo 1

Beleza, então o que a questão tá perguntando é sobre as diferenças principais entre uma célula voltaica (ou galvânica) e uma célula eletrolítica, que é usada para promover eletrólises. A matéria aqui envolve eletroquímica, mais especificamente as características e funcionamento dessas duas tipos de células. Vamos precisar entender como cada uma delas funciona e quais são os principais fatores que as diferenciam.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre a célula voltaica. Essa célula é responsável por converter energia química em energia elétrica de forma espontânea. Isso significa que, sem precisar de nenhum tipo de energia externa, ela gera uma corrente elétrica. Nas células voltaicas, ocorrem reações de oxidação e redução que liberam eletricidade naturalmente.

Passo 3

Agora, vamos para a célula eletrolítica. Diferente da voltaica, a célula eletrolítica não gera eletricidade por si só. Ela precisa de uma fonte externa de energia elétrica para ocorrer a reação química. Essas células são usadas para realizar eletrólises, que é o processo de decompor substâncias químicas usando eletricidade.

Passo 4

Comparando as duas, a principal diferença está justamente na necessidade ou não de uma fonte externa de energia. Enquanto a célula voltaica gera eletricidade de forma espontânea, a célula eletrolítica necessita de uma força elétrica externa para que as reações químicas ocorram.

Resposta

Uma das diferenças principais entre uma célula voltaica e uma célula eletrolítica é que, na célula eletrolítica, é necessária uma fonte externa de energia elétrica para promover as reações químicas.

Exercícios relacionados