Um dispositivo médico utiliza o efeito Venturi para medir a velocidade do fluxo de ar. Se a pressão no ponto de entrada é de 100 kPa e a pressão no ponto de constrição é de 95 kPa , calcule a velocidade do ar no ponto de constrição, sabendo que a densidade do ar é de .

Passo 1

Então, vamos direto ao ponto! Temos um dispositivo médico que usa o efeito Venturi para medir a velocidade do fluxo de ar. No enunciado, nos dizem que a pressão na entrada é de 100 kPa e na constrição é de 95 kPa. Além disso, a densidade do ar é de 1,2 kg/m³. Nosso objetivo aqui é calcular a velocidade do ar no ponto de constrição. Para isso, vamos usar os conceitos de dinâmica dos fluidos, especificamente a equação de Bernoulli que descreve como a pressão e a velocidade do fluido estão relacionadas.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é o efeito Venturi. Ele ocorre quando um fluido passa por um tubo que se estreita em um ponto (a constrição). Nesse ponto, a velocidade do fluido aumenta e a pressão diminui. Isso é explicadíssimo pela equação de Bernoulli, que relaciona pressão e velocidade em diferentes pontos do fluxo.

Passo 3

A equação de Bernoulli para dois pontos em um fluxo contínuo e incompressível é dada por:
Aqui, é a pressão, é a densidade do fluido, e é a velocidade do fluido nos pontos 1 e 2.

Passo 4

No nosso caso, estamos medindo a velocidade no ponto de constrição (ponto 2). Supondo que a velocidade de entrada seja muito menor comparada a (o que geralmente acontece em dispositivos Venturi), podemos simplificar a equação ignorando o termo . Assim, a equação fica:

Passo 5

Queremos isolar , a velocidade no ponto de constrição. Vamos reorganizar a equação:
Multiplicando ambos os lados por 2 e dividindo pela densidade :

Passo 6

Agora, vamos substituir os valores que temos:
Substituindo na fórmula:

Passo 7

Fazendo as contas:

Resposta

A velocidade do ar no ponto de constrição é de aproximadamente 91,3 metros por segundo.

Exercícios relacionados

Um tanque de armazenamento de água tem uma pressão de 150 kPa na base. Se a área da base é de , calcule a força total exercida na base do tanque.
Um pedaço de solo é submerso em água e desloca 0,5 litros de água. Se a massa do solo é de 1 kg , calcule a densidade do solo.
O ar é ventilado em uma estufa através de um tubo de entrada com uma velocidade de . Se a pressão atmosférica é de 101.3 kPa e a velocidade do ar dentro da estufa é desprezível, calcule a pressão do ar dentro da estufa.
Uma barreira flutuante para controle de erosão tem uma densidade de um volume de . Calcule a força de empuxo que atua sobre a barreira quando totalmente submersa.