A distribuição de temperaturas ao longo de uma parede depende do fluxo térmico e das resistências térmicas. No caso da condução unidimensional sem geração de energia, essa distribuição é linear, com inclinações maiores ou menores. No caso de uma parede de 3 camadas, sendo a interna e a externa de tijolos maciços e um material isolante no meio, explique como se dará essa inclinação em cada camada e avalie se o fluxo de calor é constante.

Passo 1

Vamos entender o que a questão está pedindo. Temos uma parede dividida em três camadas: a camada interna e externa são de tijolos maciços, e a camada do meio é um material isolante. Queremos saber como a inclinação da distribuição de temperaturas se comporta em cada camada e se o fluxo de calor é constante por toda a parede. Para resolver isso, vamos usar conceitos de condução de calor e resistências térmicas.

Passo 2

Primeiro, precisamos lembrar que, em condução de calor unidimensional sem geração de energia, a distribuição de temperatura ao longo da parede é uma linha reta, ou seja, é linear. A inclinação dessa linha depende da resistência térmica de cada material. A resistência térmica ( ) é calculada pela fórmula:
onde é a espessura do material e é a condutividade térmica.

Passo 3

Agora, vamos analisar cada camada da parede:
  1. Camada Interna de Tijolos: Tijolos maciços geralmente têm uma condutividade térmica ( ) menor, o que significa que eles oferecem mais resistência ao fluxo de calor.
  2. Camada Isolante: O material isolante tem uma condutividade térmica ainda menor que os tijolos, oferecendo a maior resistência térmica entre as três camadas.
  3. Camada Externa de Tijolos: Assim como a camada interna, tem uma condutividade térmica menor e resistência similar.

Passo 4

Com isso, a inclinação da linha de temperatura será maior nas camadas com maior resistência térmica. Ou seja:
  • Camada Isolante (meio): Maior resistência térmica, então a linha de temperatura terá uma inclinação mais acentuada aqui.
  • Camadas de Tijolos (internas e externas): Menor resistência térmica comparadas ao isolante, então a inclinação será menos acentuada.

Passo 5

Sobre o fluxo de calor: Em regime estacionário, o fluxo de calor ( ) através de uma série de resistências térmicas é constante. Isso significa que a quantidade de calor que passa por cada camada da parede é a mesma. Matematicamente, podemos expressar isso como:
onde é a diferença de temperatura entre os lados interno e externo, e é a soma das resistências térmicas das três camadas.

Resposta

A inclinação da distribuição de temperatura é mais acentuada na camada isolante e menos nas camadas de tijolos maciços. Além disso, o fluxo de calor é constante ao longo de todas as camadas da parede.

Exercícios relacionados

A transferência de calor por convecção ocorre em função da movimentação de um fluido sobre uma superfície, intensificando o fluxo de calor. No caso de escoamentos externos, ocorre uma variação no coeficiente de transferência de calor por convecção quando o escoamento passa de laminar para turbulento. Qual regime de escoamento é mais interessante para intensificar a dissipação de calor e porquê. Existe algum dispositivo que consegue melhorar isso?
A variação de pressão de uma onda sonora em um gás ideal é descrita pela função complexa , onde é a amplitude da pressão, é a frequência angular e k é o número de onda. Utilize a representação de números complexos para encontrar a expressão para a taxa de variação da pressão em função do tempo e discuta como essa abordagem ajuda na análise de ondas de pressão em fenômenos de transporte de ondas sonoras.
Num trocador de calor, a variação de temperatura ao longo do comprimento depende das capacidades térmicas dos fluidos e deve-se usar a diferença de temperatura média logarítmica para avaliar a taxa de calor trocado. No caso de os dois fluidos terem a mesma capacidade térmica ( ), como fica essa diferença de temperatura?
Um trocador de calor bitubular (tubos concêntricos) em contracorrente é projetado para aquecer água de 20 a , utilizando óleo quente, que é alimentado na região anular a e retirado a . tubo interno, com parede delgada, tem um diâmetro de e o coeficiente convectivo interno (da água) é igual a , enquanto o coeficiente convectivo externo (do óleo) é igual a . A condição de projeto exige uma taxa de transferência de calor total de 3.000 W. (a) Qual é o comprimento do trocador de calor? Pela experiência da empresa, observou-se que após algum tempo de operação, forma-se uma incrustação no tubo interno que reduz o desempenho do trocador. (b) Considerando que essa resistência térmica da incrustação é da ordem de , recalcule o comprimento necessário para garantir os por mais tempo.
RESPOSTA: .