Dois navios, no porto, soam seus apitos à vapor no mesmo tom Você espera que isto produza um padrão de interferência com regiões de alta e baixa intensidade? Se não, por que não?
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre dois navios no porto que estão soando seus apitos à vapor no mesmo tom. A questão é se isso vai criar um padrão de interferência com regiões de alta e baixa intensidade. Para resolver isso, vamos precisar entender o que é interferência sonora e quais são as condições necessárias para que isso aconteça.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é interferência. Interferência ocorre quando duas ondas se encontram, podendo se somar ou se anular. Quando as cristas de duas ondas coincidem, elas se somam e criam uma região de alta intensidade (interferência construtiva). Já quando a crista de uma onda coincide com o vale de outra, elas se anulam, formando uma região de baixa intensidade (interferência destrutiva).
Passo 3
Para que haja um padrão de interferência claro, as fontes que estão emitindo as ondas precisam ser coerentes. Isso significa que as ondas devem ter a mesma frequência e uma diferença de fase constante. Fontes coerentes mantêm uma relação de fase fixa, o que é essencial para que os padrões de interferência se formem de maneira estável.
Passo 4
No caso dos dois navios soando apitos à vapor, mesmo que ambos estejam emitindo ondas sonoras com a mesma frequência (mesmo tom), é muito difícil garantir que eles sejam perfeitamente coerentes. Isso porque, na prática, pequenas variações na produção do som e nas condições ambientais podem fazer com que as ondas não mantenham uma diferença de fase constante.
Passo 5
Sem a coerência das ondas, as regiões de alta e baixa intensidade não se formam de maneira estável. As interferências construtiva e destrutiva vão ocorrer de forma irregular, sem padrão definido. Portanto, mesmo que as ondas tenham a mesma frequência, a falta de coerência impede a formação de um padrão de interferência perceptível.
Resposta
Não, não se espera que dois navios soando seus apitos à vapor no mesmo tom produzam um padrão de interferência com regiões de alta e baixa intensidade. Isso ocorre porque, na prática, as ondas sonoras emitidas pelos apitos não são perfeitamente coerentes, ou seja, não mantêm uma diferença de fase constante necessária para formar padrões estáveis de interferência.
Exercícios relacionados
Admita que você possa detectar um objeto pelas ondas refletidas por ele (como no caso do radar ou do sonar, por exemplo) à medida que este é maior do que o comprimentc de onda das ondas emitidas. Considere, então, que os morcegos e as toninhas podem emitir ondas sonoras de freqüência
, contudo, os morcegos podem detectar objetos tão pequenos quanto insetos, mas as toninhas só conseguem detectar peixes pequenos. Por que a diferença?
Você está parado no meio da rua e um ônibus se aproxima com velocidade constante, enquanto soa a buzina. O som, devido ao efeito Doppler, parecerá mais grave, mais agudo ou inalterado?
Se o comprimento de onda do som é comparativamente grande, da ordem de 10 vezes o espaço livre médio entre as moléculas de um gás, a onda sonora pode se propagar através deste meio. Para o ar em temperatura ambiente, esse espaço médio é aproximadamente
. Calcule a freqüência acima da qual as ondas sonoras não poderão propagar-se.
Porque o Campo Elétrico dentro de uma superfície condutora qualquer é igual a zero?