Durante o Campeonato Brasileiro de 2010, uma equipe teve 12 pênaltis a seu favor. Sabendo que a razão do número de acertos para o total de pênaltis foi de , quantos pênaltis foram convertidos em gol por essa equipe?

Passo 1

Beleza! Vamos resolver esse problema juntos. A gente tem uma situação de porcentagem aplicada a esportes, especificamente sobre pênaltis no futebol. Precisamos descobrir quantos dos 12 pênaltis que a equipe teve foram realmente convertidos em gol. Para isso, vamos usar a razão de acertos que é .

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa a razão . Isso quer dizer que, para cada 4 pênaltis tentados, 3 foram convertidos em gol. Ou seja, a equipe acerta 75% das vezes.

Passo 3

Agora, para descobrir quantos gols a equipe fez, vamos multiplicar a razão de acertos pelo total de pênaltis. A fórmula fica assim:
ú

Passo 4

Fazendo a conta:

Resposta

A equipe converteu 9 pênaltis em gol.

Exercícios relacionados

Uma equipe de futebol obteve, durante o ano de 2010, 26 vitórias, 15 empates e 11 derrotas. Qual é a razão do número de vitórias para o número total de partidas disputadas?
A razão entre o comprimento da sombra e da altura de um edifício é de . Se o edifício tem 12 m de altura, qual o comprimento da sombra?
Uma quantidade de óleo de cozinha ocupava completamente uma jarra com 1 litro de volume. Sabe-se que a densidade do óleo é de, aproximadamente, . Determine a massa do óleo, em gramas.
Há, em virtude da demanda crescente de economia de água, equipamentos e utensílios como, por exemplo, as bacias sanitárias ecológicas, que utilizam 6 litros de água por descarga em vez dos 15 litros utilizados por bacias sanitárias não ecológicas, conforme dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).Qual será a economia diária de água obtida por meio da substituição de uma bacia sanitária não ecológica, que gasta cerca de 60 litros por dia com a descarga, por uma bacia sanitária ecológica?
a) 24 litros
b) 36 litros
c) 40 litros
d) 42 litros
e) 50 litros