O efeito Tyndall é um efeito óptico de turbidez provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal. Foi observado pela primeira vez por Michael Faraday em 1857 e, posteriormente, investigado pelo físico inglês John Tyndall. Este efeito é o que torna possível, por exemplo, observar as partículas de poeira suspensas no ar por meio de uma réstia de luz, observar gotículas de água que formam a neblina por meio do farol do carro ou, ainda, observar o feixe luminoso de uma lanterna por meio de um recipiente contendo gelatina. Ao passar por um meio contendo partículas dispersas, um feixe de luz sofre o efeito Tyndall devido a:
( ) à transmissão do feixe de luz neste meio.
( ) à polarização do feixe de luz por este meio.
( ) ao espalhamento do feixe de luz neste meio.
( ) à absorção do feixe de luz por este meio.
( ) à interferência do feixe de luz neste meio.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre o efeito Tyndall, que é um fenômeno óptico relacionado à dispersão da luz em meios coloidais. A matéria envolvida é óptica, mais especificamente a interação da luz com partículas suspensas. Para resolver, precisamos entender o que causa o efeito Tyndall e identificar qual das alternativas corresponde a isso.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é o efeito Tyndall. Esse efeito ocorre quando a luz passa por uma suspensão coloidal, ou seja, um meio onde partículas muito pequenas estão dispersas, mas não se depositam facilmente. Essas partículas dispersas são responsáveis por dispersar a luz, fazendo com que o feixe de luz fique visível. É por isso que conseguimos ver feixes de luz em um quarto empoeirado ou quando passamos um raio de luz através de um copo com gelatina.

Passo 3

Agora, vamos analisar as opções apresentadas:
  1. Transmissão do feixe de luz neste meio: A transmissão é simplesmente a passagem da luz, mas não explica por que o feixe fica visível.
  2. Polarização do feixe de luz por este meio: Polarização é sobre a orientação das vibrações da luz, não está diretamente relacionada à visibilidade do feixe.
  3. Espalhamento do feixe de luz neste meio: Espalhamento significa que a luz é desviada em várias direções pelas partículas, o que faz o feixe ficar visível.
  4. Absorção do feixe de luz por este meio: Absorção seria a luz sendo “engolida” pelo meio, o que contraria a ideia de ver o feixe.
  5. Interferência do feixe de luz neste meio: Interferência envolve a combinação de ondas de luz, mas não é o principal responsável pelo efeito Tyndall.

Passo 4

Com base nisso, a opção que melhor explica o efeito Tyndall é o espalhamento do feixe de luz pelas partículas dispersas no meio coloidal.

Resposta

( ) ao espalhamento do feixe de luz neste meio.

Exercícios relacionados