A equação de movimento de uma partícula é , onde representa a coordenada de posição e t , o tempo. Quais são as unidades de e no SI ?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado nos dá a equação de movimento de uma partícula: . Aqui, é a posição da partícula e é o tempo. Nosso objetivo é descobrir quais são as unidades das constantes , , e no Sistema Internacional de Unidades (SI). Para isso, precisamos entender como as unidades se relacionam nessa equação.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que em uma equação, todas as parcelas devem ter as mesmas unidades para que a equação faça sentido. Nesse caso, representa uma posição, então suas unidades serão metros (m). Então, cada termo à direita da igualdade também deve ter unidades de metros.

Passo 3

Vamos analisar cada termo individualmente:
  • Termo : Ele está sozinho, sem ser multiplicado por nenhuma potência de . Como mencionamos, está em metros, então também deve ter unidades de metros.

Passo 4

  • Termo : Aqui, está multiplicado por . Sabemos que representa tempo, cuja unidade no SI é segundos (s). Como o produto deve resultar em metros, podemos encontrar isolando-o:

Passo 5

  • Termo : Esse termo envolve ao quadrado. Então, a unidade de é segundos ao quadrado (s²). Para que tenha unidades de metros:

Passo 6

  • Termo : Aqui, está ao cubo, ou seja, temos segundos ao cubo (s³). Assim, para que o produto seja metros:

Resposta

As unidades no SI são:
  • A: metros (m)
  • B: metros por segundo (m/s)
  • C: metros por segundo ao quadrado (m/s²)
  • D: metros por segundo ao cubo (m/s³)

Exercícios relacionados

Quantos algarismos significativos têm os seguintes números?
a) 0,325
b) 0,0325
c) 0,3250
d) 325
e) 325,0
f) 3250
Um marco importante na evolução do universo logo após o Big Bang é o tempo de Planck, , cujo valor depende de três constantes fundamentais: (1) a velocidade da luz(constante fundamental da relatividade) , ; (2) a constante gravitacional de Newton ( constante fundamental de gravitação), ; e (3) a constante de Planck ( constante fundamental da mecânica quântica ) , . Com base em uma análise dimensional, encontre o valor do tempo de Planck.
Pela importância de 2.000,00 (Dois mil reais), sendo o pagamento avista. O referido e verdade e dou fé, a qual vai assinado por mim vendedor REINALDO DA CONCEIÇÃO, comprador ENOQUE ALVES DA SILVA e por duas testemunhas inidôneas.
Dois blocos, de massas e , e uma determinada mola de constante elástica estão arranjados numa superfície horizontal, sem atrito, como mostra a figura. O coeficiente de atrito estático entre os blocos é 0,42 . Determine a amplitude máxima possível do movimento harmônico simples para que não haja deslizamento entre os blocos.
Resposta: