Um equipamento elétrico contém duas pilhas de em série, que carregam um capacitor de capacitância 6,0.10-5 F. A carga elétrica que se acumula no capacitor é, em coulombs: (1 Ponto) *

Passo 1

Vamos resolver um exercício envolvendo capacitores e circuitos elétricos. Temos duas pilhas de ligadas em série que carregam um capacitor com capacitância de . Precisamos encontrar a carga elétrica acumulada no capacitor, medida em coulombs. Para isso, vamos usar a fórmula que relaciona carga, capacitância e tensão.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a tensão total das pilhas ligadas em série. Quando as pilhas estão em série, as tensões se somam:

Passo 3

Agora, vamos usar a fórmula que relaciona a carga elétrica , a capacitância e a tensão :
Aqui, e .

Passo 4

Substituindo os valores na fórmula:

Resposta

A carga elétrica acumulada no capacitor é de .

Exercícios relacionados

Um resistor é submetido à diferença de potencial de , é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade . A potência dissipada por este resistor será (1 Ponto) *
EXEMPLO 1. Uma partícula alfa ( ) se move num campo magnético uniforme de , no sentido positivo do eixo z . Qual é a força magnética que age na partícula alfa quando está se movendo: (a) no sentido positivo do eixo com velocidade de ? (b) No sentido negativo do eixo y com velocidade de ? © No sentido positivo do eixo com velocidade de ? (d) Com velocidade ?
O trabalho total realizado pelo gás é positivo, negativo, ou nulo? O calor total trocado é positivo, negativo, ou nulo? Esse ciclo corresponde a uma máquina térmica ou a uma bomba de calor? Justifique apenas com palavras cada uma das respostas.
Considere o mesmo sistema, porém agora os pesos são removidos de tal maneira que a expressão seja constante e descreva a relação entre a pressão e o volume durante o processo. Considere o volume final novamente de . Calcule o trabalho sobre o gás.