Escreva as estruturas de Lewis, indique o arranjo e a geometria de cada espécie: CICN

Passo 1

Beleza, o desafio aqui é desenhar as estruturas de Lewis para a molécula CICN, além de descobrir como os átomos estão arranjados e qual a geometria dessa espécie. Vamos usar a teoria da valência e a teoria VSEPR para entender como os elétrons se distribuem e determinar a forma da molécula.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar quais átomos estão na molécula CICN: temos dois carbonos ©, um iodo (I) e um nitrogênio (N). A fórmula sugere uma ligação entre eles, então vamos montar o esqueleto da molécula assim: C–I–C–N.

Passo 3

Agora, vamos contar os elétrons de valência disponíveis. Cada carbono tem 4 elétrons de valência, o iodo tem 7 e o nitrogênio tem 5. Fazendo a conta:
2 times 4 , (C) + 7 , (I) + 5 , (N) = 8 + 7 + 5 = 20 , elétrons é

Passo 4

Distribuímos esses 20 elétrons para formar ligações entre os átomos. Começamos ligando C–I, C–C e C–N com ligações simples. Cada ligação simples usa 2 elétrons, então usamos 6 elétrons até agora, sobrando 14 elétrons.

Passo 5

Agora, precisamos completar o octeto de cada átomo. O nitrogênio ainda precisa de mais elétrons, então vamos aumentar as ligações entre o segundo carbono e o nitrogênio. Transformamos a ligação C–N de uma simples para uma tripla. Assim, usamos mais 4 elétrons (2 ligações adicionais), totalizando 10 elétrons usados e restando 10 elétrons.

Passo 6

Distribuímos os elétrons restantes como pares de elétrons não ligantes. O iodo, por ser um halogênio, geralmente carrega pares de elétrons adicionais. Assim, colocamos os elétrons restantes no iodo para completar seu octeto.

Resposta

A estrutura de Lewis de CICN é representada como C–I–C≡N. O arranjo dos átomos é linear, e a geometria da molécula também é linear.

Exercícios relacionados