Escreva reagentes e equações para converter o ácido benzoico a: anidrido;
Passo 1
Então, a gente tem um exercício que pede para converter o ácido benzoico em um anidrido. Basicamente, precisamos transformar uma molécula de ácido benzoico em seu correspondente anidrido. Para isso, vamos usar conceitos de química orgânica, especificamente sobre reações de desidratação que envolvem a remoção de água para formar anidridos.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é um anidrido. Um anidrido é uma molécula formada pela união de duas moléculas de ácido carboxílico, com a eliminação de uma molécula de água. No nosso caso, vamos unir duas moléculas de ácido benzoico para formar o anidrido correspondente.
Passo 3
Para realizar essa reação, precisamos de um agente desidratante que ajude a remover a água formada durante a reação. Uma opção comum é usar um agente desidratante como o cloreto de tionila (SOCl₂), que facilita a eliminação da água.
Passo 4
Vamos escrever a equação química. Começamos com duas moléculas de ácido benzoico:
Aqui, duas moléculas de ácido benzoico reagem com o cloreto de tionila para formar o anidrido benzoico e uma molécula de água.
Passo 5
Vamos detalhar os reagentes e produtos:
- Reagentes:
- Ácido benzoico (
) - Cloreto de tionila (
)
- Ácido benzoico (
- Produtos:
- Anidrido benzoico (
) - Água (
)
- Anidrido benzoico (
Resposta
Para converter o ácido benzoico em anidrido benzoico, use duas moléculas de ácido benzoico com cloreto de tionila (SOCl₂) como reagente. A equação fica:
Exercícios relacionados
se um excesso de reagente de Grignard RMgX for adicionado ao formiato de etila, qual será o produto?
Descreva o mecanismo de reação de um éster geral R-CO-OR com metanol em meio ácido e meio básico.
Quais dentre os haletos abaixo devem dar rendimentos elevados na alquilação de éster acetoacético (produto da condensação de Claisen de acetato de etila)? E rendimentos moderados? E baixos rendimentos? Porque?
Sugira um mecanismo de síntese para cada um dos compostos abaixo a partir do éster acetoacético ou do éster malônico (malonato de dietila) e qualquer reagente necessário: ácido butírico;