Escreva as semi-equações, calcule o potencial total e balanceie as seguintes equações globais: CrO4 ^2-+Fe(OH)2 CrO2+Fe(OH)3 (meio básico) Não calcular o potencial

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa equação redox juntos! O enunciado pede para escrever as semi-equações, calcular o potencial total e balancear a equação global: CrO4^2- + Fe(OH)2 CrO2 + Fe(OH)3 em meio básico. Para isso, vamos usar conhecimentos de reações de oxirredução, semi-equações e equilíbrio químico em ambientes básicos.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar os agentes oxidante e redutor na reação. O CrO4^2- está passando de +6 para +4 na formação de CrO2, o que significa que está sendo reduzido. Já o Fe(OH)2 está indo para Fe(OH)3, aumentando o número de oxigênios, o que indica que está sendo oxidado.

Passo 3

Agora, vamos escrever as semi-equações de redução e oxidação separadamente.
Semi-equação de redução (Cr):
CrO4^2- + 2,H2O + 2,e^- CrO2 + 4,OH^-
Semi-equação de oxidação (Fe):
Fe(OH)2 Fe(OH)3 + e^-

Passo 4

Em meio básico, usamos OH^- e H2O para balancear os átomos de hidrogênio e oxigênio. Nas semi-equações acima, já ajustamos esses componentes para garantir que ambos os lados da equação tenham o mesmo número de átomos de cada elemento.

Passo 5

Agora, precisamos igualar o número de elétrons transferidos nas duas semi-equações para que eles se cancelem quando somarmos as semi-equações. A semi-equação de redução tem 2 elétrons, e a de oxidação tem 1 elétron. Portanto, multiplicamos a semi-equação de oxidação por 2:
2,Fe(OH)2 2,Fe(OH)3 + 2,e^-

Passo 6

Agora, somamos as duas semi-equações balanceadas:
CrO4^2- + 2,H2O + 2,e^- + 2,Fe(OH)2 CrO2 + 4,OH^- + 2,Fe(OH)3 + 2,e^-
Os elétrons se cancelam, deixando a equação balanceada:
CrO4^2- + 2,H2O + 2,Fe(OH)2 CrO2 + 4,OH^- + 2,Fe(OH)3

Resposta

A equação global balanceada em meio básico é:
CrO4^2- + 2,H2O + 2,Fe(OH)2 CrO2 + 4,OH^- + 2,Fe(OH)3

Exercícios relacionados