Estabeleça a expressão da função de distribuição acumulada, , e esboce seu gráfico.
Passo 1
Vamos resumir o que a gente precisa fazer: você quer encontrar a **função de distribuição acumulada (CDF)**, que a gente costuma chamar de , e também desenhar o gráfico dessa função. A CDF é uma ferramenta importante na estatística e probabilidade porque ela mostra a probabilidade de uma variável aleatória ser menor ou igual a um certo valor. Para resolver isso, vamos precisar entender o que é a CDF e saber a função de probabilidade associada ao problema, seja ela discreta ou contínua.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar a definição da **função de distribuição acumulada**. Para uma variável aleatória , a CDF é definida como:
Isso significa que nos dá a probabilidade de que a variável seja menor ou igual a um valor específico .
Passo 3
Agora, precisamos saber qual tipo de distribuição estamos lidando: **discreta** ou **contínua**. Vou explicar os dois casos:
1. **Distribuição Discreta**: Se é discreta, ou seja, assume valores específicos, a CDF é a soma das probabilidades até :
2. **Distribuição Contínua**: Se é contínua, a CDF é a integral da função de densidade de probabilidade desde menos infinito até :
Passo 4
Com a definição clara, vamos supor que temos uma **distribuição contínua** com uma função de densidade específica. Por exemplo, imagine que a função de densidade seja:
Para encontrar a CDF , vamos integrar de menos infinito até :
Como para e , a integral fica:
Resposta
A função de distribuição acumulada é dada por:
O gráfico de começa em 0 para , aumenta quadraticamente até atingir 1 em , e permanece igual a 1 para .