Quando estão conectados isoladamente a uma fonte de corrente contínua (CC) ou de corrente alternada (CA), indutor e capacitor agem de maneira inversa entre si. Assim que o circuito de CA com um capacitor é acionado, a corrente consegue passar livremente por ele; o que não acontece, quando ele está conectado à ddp de uma fonte de corrente contínua. No caso do indutor, ocorre o inverso: assim que ele é conectado a uma fonte de corrente contínua, a corrente passa normalmente sem encontrar resistência; todavia, após um período de tempo, ocorre um curto circuito, pois a ddp entre os pontos de entrada e saída da corrente no circuito é zero.

Passo 1

Beleza, vamos começar entendendo o que a questão está falando. Ela fala sobre como indutores e capacitores se comportam quando conectados isoladamente a fontes de corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA). O conteúdo aqui envolve conceitos básicos de circuitos elétricos e componentes reativos. Vamos precisar entender o que são indutores e capacitores, como eles reagem a diferentes tipos de corrente e por que eles se comportam de maneira inversa um ao outro nessas situações.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o capacitor. Um capacitor é um componente que armazenua energia na forma de campo elétrico entre suas placas. Quando conectamos um capacitor a uma fonte de corrente contínua (CC), o que acontece? A corrente começa a fluir e o capacitor começa a se carregar. À medida que o capacitor se carrega, a corrente diminui gradualmente até parar completamente quando o capacitor está totalmente carregado. Nesse ponto, o capacitor bloqueia a passagem da corrente contínua, porque não há mais mudança na tensão para manter a corrente fluindo.

Passo 3

Agora, vamos considerar o capacitor conectado a uma fonte de corrente alternada (CA). Na CA, a direção e a magnitude da corrente mudam constantemente. Isso significa que o capacitor está sempre se carregando e descarregando alternativamente. Como resultado, o capacitor permite que a corrente alternada passe livremente, pois está constantemente ajustando sua carga de acordo com as mudanças da corrente.

Passo 4

Agora, vamos falar sobre o indutor. Um indutor é um componente que armazensa energia na forma de campo magnético quando a corrente passa por ele. Quando conectamos um indutor a uma fonte de corrente contínua (CC), a corrente começa a fluir e o indutor cria um campo magnético. Inicialmente, o indutor resiste à mudança na corrente, mas com o tempo, ele permite que a corrente flua livremente. Eventualmente, o indutor não oferece resistência à corrente contínua, funcionando como um curto-circuito, onde a diferença de potencial (ddp) entre os pontos de entrada e saída é zero.

Passo 5

Agora, vamos conectar o indutor a uma fonte de corrente alternada (CA). Como a corrente está mudando constantemente, o indutor resiste a essas mudanças, induzindo uma tensão que se opõe às variações da corrente. Isso faz com que o indutor bloqueie ou resista à passagem da corrente alternada, pois está constantemente tentando impedir as mudanças rápidas na corrente.

Resposta

Então, resumindo: um capacitor permite a passagem de corrente alternada, mas bloqueia a corrente contínua, enquanto um indutor permite a passagem de corrente contínua após um tempo, mas resiste à corrente alternada. Eles agem de maneira inversa um ao outro em relação aos tipos de corrente que permitem passar.

Exercícios relacionados

Considere a luz passando de um meio com índice de refração para outro meio com índice de refração . Utilize o princípio de Fermat para minimizar o tempo e derive a lei da refração:
Quando um indutor está em um circuito de corrente alternada, cujo comportamento é do tipo , onde é a amplitude da corrente e a intensidade da corrente elétrica no indutor, esta corrente encontra uma a. essa b. essa c. a reatância indutiva depende apenas de características do indutor. Tomemos o caso de um solenoide, que é um exemplo de indutor e gera um campo variável, em seu interior, quando em um circuito CA. Neste caso, verificamos que a sua indutância por unidade de comprimento é dado por , ou seja, depende apenas da sua geometria, o que faz com que reatância indutiva, promovida por ele ao circuito, também se comporte assim.
d. Em qualquer circuito CA com indutor, quanto maior for o período de oscilação da corrente elétrica, maior será a reatância indutiva do indutor, diferentemente do que acontece com a reatância capacitiva de um capacitor cujo valor, em qualquer circuito CA , que é diretamente proporcional ao período de oscilação da corrente alternada.
e. n.d.a
Mostre que a equação de Euler pode ser escrita na forma:
.
Quando não depende explicitamente de , mostre que:
constante.
Dica: comece calculando a derivada total .
É possível conectar um eletrodoméstico que suporta uma tensão de 110 V , em uma fonte de 220 V , por meio da utilização de transformadores. O fenômeno por trás do funcionamento desses dispositivos é chamado de autoindução; este fenômeno ocorre com o auxílio de duas bobinas, enroladas em um ímã, próximas entre si, como na imagem do início desta prova. Neste caso, uma delas deverá estar conectada à fonte de tensão a ser transformada e a outra deverá estar conectada ao dispositivo que se deseja utilizar na tensão ajustada. A fem produzida na segunda espira é diretamente proporcional à taxa de variação da corrente que circula na primeira.