Estime a elevaçāo do ponto de ebuliçāo e os pontos de ebulição normais de (a) de de . Imagine que o composto iônico sofre dissociação completa. Dados: para para .

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício sobre elevação do ponto de ebulição e os pontos de ebulição normais de duas soluções. A matéria aqui é Termodinâmica, mais especificamente coligativas, que são propriedades que dependem da quantidade de partículas na solução. Vamos precisar usar a fórmula da elevação do ponto de ebulição, que envolve a constante ebuliométrica, a molalidade da solução e o fator de Van’t Hoff.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a elevação do ponto de ebulição para a solução de . A fórmula que vamos usar é:
Onde:
  • é o fator de Van’t Hoff. Para a sacarose ( ), que não se dissocia na água, .
  • é a constante ebuliométrica, dada como .
  • é a molalidade da solução, que é .
Substituindo os valores:

Passo 3

Agora, vamos determinar o ponto de ebulição normal da solução de . Sabemos que a água pura ferve a , então adicionamos a elevação calculada:

Passo 4

Vamos repetir o processo para a solução de . Aqui, a é um composto iônico e, conforme o enunciado, sofre dissociação completa. Então, o fator de Van’t Hoff para será , já que se dissocia em e .
Usando a mesma fórmula:
Onde:
Substituindo:

Passo 5

Finalmente, determinamos o ponto de ebulição da solução de :

Resposta

A elevação do ponto de ebulição da solução de sacarose é , resultando em um ponto de ebulição de . Para a solução de , a elevação do ponto de ebulição é , com o ponto de ebulição final sendo .

Exercícios relacionados

Um litro ( ) de uma soluçāo contém 0,10 mol de cloreto de ferro mol de cloreto de amônio, . Calcule a concentraçāo de ions , e em mol- .
(a) Usando somente a tabela periódica, disponha em ordem crescente de tamanho os seguintes átomos: (1) P, N, F; (2) K, Be, Li (b) As espécies listadas a seguir sāo isoeletrônicas, isto é, possuem a mesma quantidade de elétrons. Coloque-as em ordem crescente de raios: .
Em qual vidraria adicionamos os componentes para preparar soluções?
a) Pipeta.
b) Balão volumétrico.
c) Bureta.
d) Béquer.
Assinale a alternativa incorreta sobre segurança no laboratório.
a) Nunca devemos provar, cheirar ou tocar em produtos químicos com as mãos.
b) Devemos usar sempre jaleco para proteger o corpo e a roupa.
c) Mesmo que uma substância nos pareça familiar, não podemos cheirá-la.
d) Na diluição de ácidos, deve colocar primeiro o ácido no recipiente e só depois a água.
e) Devemos sempre trabalhar no laboratório com sapatos fechados, calça comprida e cabelos bem presos.