Dê a estrutura dos compostos a seguir, utilizando OBRIGATÓRIAMENTE fórmulas estruturas de linhas de ligação tridimensionais:
c) (2S, 3S)-butanodiol;
c) (2S, 3S)-butanodiol;
Passo 1
Beleza, vamos lá! O que a gente precisa fazer aqui é desenhar a estrutura de um composto químico chamado (2S, 3S)-butanodiol. Isso está relacionado à química orgânica, especificamente na parte de estereoquímica, que estuda como os átomos estão orientados no espaço dentro das moléculas. Para resolver isso, vamos precisar entender as configurações ‘S’ (sinistro) na molécula e como desenhar ligações tridimensionais usando linhas de ligação.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o nome: “butanodiol”. “Butano” indica que a cadeia principal tem 4 carbonos. “Diol” significa que há dois grupos hidroxila (-OH) ligados à cadeia. O número antes de cada “S” indica em quais carbonos os grupos -OH estão ligados, ou seja, no carbono 2 e 3.
Passo 3
Agora, vamos desenhar a cadeia de 4 carbonos:
C1 - C2 - C3 - C4
Passo 4
Em C2 e C3, vamos adicionar os grupos hidroxila (-OH). Mas como queremos ligações tridimensionais, vamos usar linhas para representar essas ligações no espaço:
H OH
\ /
C1 - C2
/ \
OH H
C3 - C4
Passo 5
Como são configurações ‘S’ em ambos os carbonos 2 e 3, isso significa que a disposição dos grupos está no sentido anti-horário quando vista a partir de certa direção. Então, ajustamos as ligações para refletir isso tridimensionalmente:
H
\
C1 - C2 - OH
/
OH
|
C3 - C4
|
H
Resposta
A estrutura tridimensional de (2S, 3S)-butanodiol é representada pelas linhas de ligação mostrando os grupos -OH nos carbonos 2 e 3 com configuração ‘S’, indicando a orientação anti-horária dos substituintes:
H
\
C1 - C2 - OH
/
OH
|
C3 - C4
|
H