Exercícios -
Uma carga de prova
, colocada na presença de um campo elétrico
, fica sujeita a uma força elétrica de intensidade 9 N , horizontal, da direita para a esquerda. Determine a intensidade do vetor campo elétrico e sua orientação.
Uma carga de prova
Passo 1
Vamos dar uma olhada no que está acontecendo aqui. Temos uma carga de prova $ q = -3 \times 10^{-6} , C $ que está sendo colocada em um campo elétrico $ \vec{E} $. Essa carga sofre uma força elétrica de intensidade $ 9 , N $ que age horizontalmente, da direita para a esquerda. Nosso objetivo é descobrir qual é a intensidade desse campo elétrico e para onde ele está apontando.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar a fórmula que relaciona a força elétrica $ \vec{F} $ com o campo elétrico $ \vec{E} $ e a carga $ q $:
Essa fórmula nos diz que o campo elétrico é igual à força elétrica dividida pela carga que está sofrendo essa força.
Passo 3
Agora, vamos aplicar essa fórmula aos valores que temos. Sabemos que a força $ F $ é de $ 9 , N $ e a carga $ q $ é de $ -3 \times 10^{-6} , C $. Vamos substituir esses valores na fórmula:
Passo 4
Fazendo a divisão:
O sinal negativo indica que a direção do campo elétrico é oposta à direção da força exercida sobre a carga.
Passo 5
Sabemos que a força está agindo da direita para a esquerda e a carga é negativa. Isso significa que o campo elétrico está apontando na direção oposta à força, ou seja, da esquerda para a direita.
Resposta
A intensidade do campo elétrico é $ 3 \times 10^{6} , N/C $ e sua orientação é da esquerda para a direita.