Em um experimento de eletrólise do sal, passa pela célula uma corrente elétrica de 1 A , quanto tempo é necessário para formar 30 g de sódio sólido no catodo?

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão fala sobre um experimento de eletrólise do sal, onde passamos uma corrente elétrica de 1 A pela célula e queremos saber quanto tempo é necessário para formar 30 g de sódio sólido no cátodo. Vamos usar os conceitos de Eletrólise e as Leis de Faraday para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, precisamos descobrir quantos mols de sódio (Na) correspondem a 30 gramas. Para isso, usamos a fórmula:
ú
A massa molar do sódio é aproximadamente 23 g/mol.

Passo 3

Agora, vamos calcular a carga elétrica necessária para depositar esses mols de sódio. Usamos a Primeira Lei de Faraday, que relaciona a carga (Q) com o número de mols (n), a valência do íon (z) e a constante de Faraday (F = 96485 C/mol):
No caso do sódio, a valência é +1.

Passo 4

Finalmente, vamos descobrir o tempo (t) necessário usando a relação entre carga, corrente e tempo:
Sabemos que a corrente (I) é 1 A e Q é aproximadamente 125900 C.
Para converter para horas:

Resposta

São necessários aproximadamente 35 horas para formar 30 g de sódio sólido no cátodo.

Exercícios relacionados

Escreva as equações balanceadas para a combustão do em produzindo e . Caso use 300 g de nessa combustão, quantas moléculas de serão produzidas e qual a massa de serão produzidas?
de cloreto de mercúrio são vaporizados numa ampola de a 680 K e a uma pressão de 458 torr. Qual o peso molecular e a fórmula molecular do vapor de cloreto de mercúrio?
Uma molécula não usual em fase gasosa tem a fórmula . Medindo a pressão do gás, você poderá colocar exatamente de numa ampola. Quantas moléculas de conterá a ampola? Se sofrer decomposição segundo a reação:
quantas moléculas ficarão na ampola no final da reação? A amostra ainda pesaria ?[ 1,0
Questão 7 - 2,5 pts. Uma esfera é carregada com uma densidade volumétricas de cargas conhecida. Essa densidade é, obviamente, um campo escalar, ou seja, é uma função com domínio no espaço e contradomínio real . Tal densidade é dada matematicamente por:
No qual é o vetor que localiza o ponto onde a densidade está sendo calculada, é o seu módulo, é o raio da esfera e é uma constante.
c-) Determine a equação do potencial elétrico dentro e fora da esfera. [0,5 pt]