Explicar o que você entende por ondas de matérias e explicar o átomo de Bohr, detalhar claramente qual foi a hipótese de Bohr para solucionar o problema de mecânica quântica associada aos níveis de energia do átomo de hidrogênio.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão pede para a gente explicar o que são ondas de matéria e o modelo do átomo de Bohr. Além disso, precisamos detalhar qual foi a ideia que o Bohr teve para resolver o problema dos níveis de energia no átomo de hidrogênio, que estava causando dificuldades na mecânica quântica. Para isso, vamos precisar entender conceitos de física quântica, teoria das ondas de matéria e o modelo de Bohr.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre ondas de matéria. Você já ouviu falar que partículas como elétrons podem se comportar tanto como partículas quanto como ondas? Isso é a base da dualidade onda-partícula na física quântica. As ondas de matéria foram propostas para descrever esse comportamento ondulatório das partículas. Louis de Broglie sugeriu que todo objeto tem uma onda associada a ele, com um comprimento de onda dado por:
onde
é o comprimento de onda,
é a constante de Planck, e
é o momento da partícula.
Passo 3
Agora, vamos para o átomo de Bohr. Antes de Bohr, o modelo de Rutherford explicava a estrutura do átomo, mas não conseguia explicar por que os elétrons não escapavam do átomo ou como os níveis de energia eram quantizados. Bohr propôs um modelo onde os elétrons orbitam o núcleo em órbitas específicas sem emitir radiação, algo que a física clássica não previa.
Passo 4
A grande hipótese de Bohr foi a quantização dos momentos angulares dos elétrons. Ele disse que os elétrons só podiam ocupar órbitas onde o momento angular era um múltiplo inteiro da constante reduzida de Planck (
):
onde
é a massa do elétron,
é a velocidade,
é o raio da órbita e
é um número inteiro (chamado número quântico principal).
Passo 5
Com essa hipótese, Bohr conseguiu calcular os níveis de energia do átomo de hidrogênio. Ele mostrou que a energia dos elétrons era quantizada e só podiam ter certos valores discretos. Quando um elétron pula de uma órbita para outra, ele absorve ou emite energia na forma de fótons, explicando as linhas espectrais observadas nos átomos.
Resposta
Então, resumindo, ondas de matéria descrevem o comportamento ondulatório das partículas como elétrons, e o modelo do átomo de Bohr introduziu a quantização das órbitas eletrônicas para resolver problemas de energia no átomo de hidrogênio, estabelecendo níveis de energia discretos que explicam as linhas espectrais observadas.
Exercícios relacionados
Explicar o que você entende por ondas progressivas e ondas estacionárias.
Explicar o que você entende por interferência entre duas ondas.
Encontrar a velocidade angular da rotação da Terra por seu próprio eixo. Dado raio da Terra R
.
(12581:
Uma roda começa do repouso e gira com aceleração angular constante para atingir velocidade angular de 12,0
. Encontre (a) o módulo da aceleração angular da roda, e (b) o ângulo em radianos pelo qual ela gira neste intervalo de tempo.
(RESP: (a)
; (b) 18 rad )