Explique a diferença entre a variação de energia interna e de entalpia de um processo químico ou físico.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão pede para a gente explicar a diferença entre a variação de energia interna e a variação de entalpia em um processo químico ou físico. Então, vamos precisar entender o que são energia interna e entalpia, quais são as fórmulas relacionadas e como elas se aplicam em diferentes processos.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre energia interna. A energia interna ($ \Delta U $) de um sistema é a soma de todas as energias das partículas que compõem esse sistema, incluindo suas energias cinética e potencial. Em termos simples, é a energia total armazenada no sistema devido às suas moléculas em movimento e à interação entre elas.
Passo 3
Agora, vamos para a entalpia. A entalpia ($ \Delta H
P
V $) do sistema. A fórmula é:
Isso significa que a entalpia considera não apenas a energia interna, mas também a energia envolvida no trabalho de expansão ou compressão do sistema.
Passo 4
Então, qual a diferença entre elas? A variação de energia interna ($ \Delta U
\Delta H $) inclui, além da variação da energia interna, o trabalho associado à mudança de volume sob pressão constante.
Resposta
Resumindo, a variação de energia interna foca apenas nas mudanças na energia dentro do sistema, enquanto a variação de entalpia também considera a energia envolvida no trabalho de expansão ou compressão do sistema sob pressão constante. Em processos onde o volume muda, a entalpia oferece uma visão mais completa da troca de energia.