Explique: Nível de valência expandido.

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você pediu para explicar o que é “nível de valência expandido”. Então, primeiro, vamos entender que estamos falando de química, especificamente sobre como os átomos se ligam formando moléculas. Para isso, vamos precisar entender o que é valência e como alguns elementos conseguem “expandir” essa valência.

Passo 2

Primeiro, valência é basicamente a capacidade de um átomo de se ligar a outros átomos. Isso geralmente depende do número de elétrons que o átomo tem na sua camada externa. Normalmente, os elementos seguem a regra do octeto, tentando ter 8 elétrons na camada de valência para serem estáveis.

Passo 3

Agora, o “nível de valência expandido” acontece quando um átomo consegue ter mais de 8 elétrons na sua camada de valência. Isso é possível em elementos que estão na terceira linha da tabela periódica ou abaixo dela, como enxofre (S) e fósforo §. Esses elementos têm orbitais d disponíveis que permitem acomodar mais elétrons.

Passo 4

Por exemplo, o enxofre normalmente tem uma valência de 2, mas em compostos como o SF₆ (hexafluoreto de enxofre), ele expande sua valência para 6. Isso acontece porque o enxofre usa seus orbitais d para formar mais ligações com os átomos de flúor.

Resposta

Então, o nível de valência expandido é quando um átomo, geralmente de elementos a partir do terceiro período, consegue ter mais de 8 elétrons na sua camada de valência, permitindo formar mais ligações químicas. Isso acontece graças aos orbitais d disponíveis nesses elementos.

Exercícios relacionados

Qual das seguintes alternativas é um conjunto válido de números quânticos para um elétron em um átomo de hidrogênio?
Dada a equação de redução da hematita a seguir (não balanceada), qual a quantidade de matéria de C necessária para produzir 15 mol de Fe?
ã
Desenhe as estruturas de Lewis para os seguintes compostos:
Explique: Momento de dipolo;