Explique: Pesquise a partir de qual experiência foi sugerida a existência de dois tipos de carga elétrica. Como elas foram denominadas. Descreva de maneira sucinta a experiência em questão.
Passo 1
Então, a gente tem uma questão que pede para a gente descobrir de onde surgiu a ideia de que existem dois tipos de carga elétrica. Vamos precisar entender um pouco da história da eletricidade e saber quais experiências levaram os cientistas a essa conclusão. Basicamente, vamos falar sobre como as cargas positiva e negativa foram identificadas e que experiência foi fundamental para isso.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre quem sugeriu que existem dois tipos de carga elétrica. Foi Benjamin Franklin quem propôs essa ideia no século XVIII. Ele observou que os materiais podiam ganhar ou perder eletricidade através do atrito, como quando esfregamos um pedaço de âmbar com pele de animal.
Passo 3
A experiência básica que levou Franklin a essa conclusão foi a de esfregar dois materiais diferentes, por exemplo, âmbar e pele. Quando você esfrega o âmbar com a pele, elétrons (partículas carregadas negativamente) se transferem de um material para o outro. Isso faz com que um dos materiais fique com carga positiva e o outro com carga negativa.
Passo 4
Franklin decidiu chamar essas cargas de “positivo” e “negativo” para facilitar a compreensão e a comunicação entre os cientistas. Ele acreditava que as cargas positivas eram o excesso de eletricidade e as negativas eram a falta dela, o que mais tarde se entendeu como excesso ou ausência de elétrons.
Resposta
A existência de dois tipos de carga elétrica foi sugerida por Benjamin Franklin a partir de experiências de atrito, como a de esfregar âmbar com pele. Ele denominou essas cargas como positiva e negativa. Nessa experiência, ao esfregar os materiais, ocorre transferência de elétrons, fazendo com que um objeto fique carregado positivamente e o outro negativamente, evidenciando a existência de dois tipos distintos de carga elétrica.
Exercícios relacionados
Divague sobre as relações entre a Lei de Ampère e a Lei de Gauss do campo magnético.
Nas instalações do Observatório de Ondas Gravitacionais Interferométricas a Laser (LIGO) nos Estados Unidos, feixes lasers de comprimento de onda de 550,0 nm viajam ao longo de trajetórias de 4.000 km de comprimento. Cada laser se reflete ao longo do seu caminho e volta 100 vezes antes de os feixes serem combinados e comparados. Se uma onda gravitacional aumenta em um dos caminhos e diminui no outro, cada por 1 parte em
, qual será a diferença de fase resultante entre os dois raios?
Explique: Carga elétrica e matéria.
Em um sistema de coordenadas retangulares uma carga de
é colocada na origem em
;
. Qual o módulo do vetor campo elétrico resultante em: