Explique por que uma solução eletrolítica é capaz de conduzir eletricidade.
Passo 1
Então, a gente tem uma pergunta que quer saber por que uma solução eletrolítica consegue conduzir eletricidade. A matéria aqui é Eletricidade em Soluções, que faz parte da Química. Para responder isso, vamos precisar entender o que são soluções eletrolíticas e como elas permitem a passagem de corrente elétrica.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que uma solução eletrolítica é aquela que contém substâncias dissolvidas que se separam em íons quando dissolvidas em água. Esses íons são partículas carregadas eletricamente.
Passo 3
Agora, para a solução conduzir eletricidade, ela precisa ter partículas carregadas móveis. Os íons na solução eletrolítica se movem livremente quando uma diferença de potencial elétrico (voltagem) é aplicada.
Passo 4
Quando conectamos a solução a uma fonte de energia, os íons positivos (cátions) se movem em direção ao cátodo (polo negativo) e os íons negativos (ânions) se movem em direção ao ânodo (polo positivo). Esse movimento de íons é o que constitui a corrente elétrica na solução.
Passo 5
Além disso, quanto maior a concentração de íons na solução, melhor será a condutividade el��trica, pois há mais partículas carregadas disponíveis para transportar a corrente.
Resposta
Uma solução eletrolítica conduz eletricidade porque, ao se dissolver, ela se separa em íons carregados que se movimentam livremente, permitindo a passagem de corrente elétrica através da solução.