(b) Expresse a energia como um múltiplo da energia explosiva de 1 megaton de TNT, que é
. © A energia associada à explosão da bomba atômica de Hiroshima foi equivalente a 13 quilotons de TNT. A quantas bombas de Hiroshima o impacto do meteorito seria equivalente?
Passo 1
Beleza, vamos olhar o que a questão está pedindo. Temos duas partes relacionadas à energia de explosões medidas em toneladas de TNT. Primeiro, precisamos expressar uma certa quantidade de energia como múltiplo de 1 megaton de TNT. Depois, vamos comparar a energia de um impacto de meteorito com a da bomba de Hiroshima. Para resolver isso, vamos usar conceitos de energia e unidades de medida em TNT.
Passo 2
Vamos para a parte (b). A gente precisa expressar uma energia específica como múltiplo da energia de 1 megaton de TNT, que é
.
Primeiro, suponha que a energia que queremos expressar é
joules. Para achar quantos megatons de TNT isso representa, fazemos:
Então, se tivermos o valor de
, dividimos por
para achar o múltiplo.
Passo 3
Agora, vamos para a parte ©. Sabemos que a energia da bomba de Hiroshima foi equivalente a 13 quilotons de TNT. Queremos descobrir a quantas bombas de Hiroshima o impacto do meteorito seria equivalente.
Primeiro, precisamos saber a energia total do meteorito em quilotons de TNT. Suponha que a energia do meteorito seja
quilotons de TNT.
Para encontrar o número de bombas de Hiroshima, dividimos a energia do meteorito pela energia de uma bomba de Hiroshima:
Isso nos dá quantas vezes a energia da bomba de Hiroshima está presente no impacto do meteorito.
Resposta
A energia do meteorito seria equivalente a
bombas de Hiroshima, onde
é a energia total do meteorito em quilotons de TNT.
Exercícios relacionados
Um copo de 10 cm de altura está totalmente cheio de cerveja e apoiado sobre uma mesa. Uma bolha de gás se desprende do fundo do copo e -alcança a superfície, onde a pressão atmosférica é de
: Considere que a densidade da cerveja seja igual à da água pura e que a temperatura e o número de mols do gás dentro da bolha permaneçam constantes enquanto esta sobe. Qual a razão entre o volume final (quando atinge a superfície) e inicial da bolha?
a) 1,03
b) 1,04
c) 1,05
d) 0,99
e) 1,01
a) 1,03
b) 1,04
c) 1,05
d) 0,99
e) 1,01
Uma onda triangular vem representada pela seguinte função:
para
e
para
. (b) Use o resultado obtido para mostrar que
Sobre um sistema realiza-se um trabaTho de 3000 J e , em resposta, ele fornece 500 cal de calor durante o mesmo intervalo de tempo. A variação de energia interna do sistema durante esse processo é: (Dado:
.)
a) +2500 J
b) -990 J
c) +900 J
d) +2100 J
e) -2100 J
a) +2500 J
b) -990 J
c) +900 J
d) +2100 J
e) -2100 J
Um átomo de hidrogênio passa por uma transição do nível
para o nível
. (a) Quais são a energia e o comprimento de onda do fóton emitido? (b) Se o momento angular é conservado e se o modelo de Bohr é usado para descrever o átomo, qual deve ser o momento angular do fóton emitido?