Faça os cálculos para verificar se equação da velocidade , satisfaz a equação da continuidade para o escoamento de um fluido incompressível em regime permanente.

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que o exercício pede. Temos uma equação de velocidade e precisamos verificar se ela satisfaz a equação da continuidade para um fluido incompressível em regime permanente. Para isso, vamos usar o conceito de divergência do campo de velocidade.

Passo 2

A equação da continuidade para um fluido incompressível em regime permanente é dada por:
Isso significa que a divergência do vetor velocidade deve ser igual a zero. A divergência mede como o fluido está “saindo” ou “entrando” em um ponto.

Passo 3

Vamos calcular a divergência da velocidade . A divergência em coordenadas cartesianas é dada por:
onde , e .

Passo 4

Vamos calcular cada derivada parcial:
  1. Primeira derivada parcial ( ):
  2. Segunda derivada parcial ( ):
  3. Terceira derivada parcial ( ):

Passo 5

Agora, somamos todas as derivadas parciais para obter a divergência:
A divergência da velocidade é igual a zero.

Resposta

Sim, a equação da velocidade satisfaz a equação da continuidade para o escoamento considerado.

Exercícios relacionados

10
Um vaso cilíndrico é utilizado para a mistura e aquecimento de matérias-primas em determinado processo. A temperatura do fluido interno é de , sendo que na superfície interna do vaso, o coeficiente de troca convectiva é de . O vaso é formado de aço carbono ( ), cuja parede possui uma espessura de 1 cm. A superfície externa deste vaso está em contato com o ar ambiente, a uma temperatura de , sendo o coeficiente de troca convectiva igual a .
a) Estime a perda de calor do fluido aquecido para o ambiente, apenas pela superfície lateral (em destaque na figura). Assuma transferência de calor apenas na direção radial.
e) Estime a quantidade de energia que pode ser economizada durante o inverno em um condomínio com 100 casas (e o equivalente em R$).
Dado o campo de velocidade , verifique se o mesmo é compressível ou incompressível.
Uma película de polímero de silicone cobre uma superfície plana não-porosa e inerte. O filme de polímero é exposto a gasoso estagnado, mantido a 1,5 atm. O oxigênio gasoso é moderadamente solúvel na película de polímero de silicone, com a relação de solubilidade dado por:
Onde: de silicone atm a 298 K .
Inicialmente, há uniformemente dissolvido na película. O coeficiente de difusão de no silicone é a 298 K. Em um determinado tempo, a concentração de a 4 mm da superficie da película é de . Qual tempo necessário para isto ocorra? Resp.: 2,89 x .