Faça a distribuição eletrônica dos elementos de metais de transição
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício pede para a gente fazer a distribuição eletrônica dos elementos que são metais de transição. Isso está na matéria de Química, mais especificamente na parte de Estrutura Atômica. Para resolver isso, a gente vai precisar saber sobre os níveis de energia dos elétrons, subníveis (s, p, d, f) e como os elétrons se distribuem nesses subníveis.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que são metais de transição. Eles são os elementos que estão no bloco d da tabela periódica, geralmente dos grupos 3 ao 12. Esses elementos têm elétrons no subnível d. Agora, para distribuir os elétrons, usamos o princípio de Aufbau, que diz que os elétrons ocupam primeiro os níveis de energia mais baixos antes de preencher os mais altos.
Passo 3
A gente também precisa lembrar do Princípio da Exclusão de Pauli, que afirma que cada orbital pode conter no máximo dois elétrons com spins opostos. Além disso, a regra de Hund diz que os elétrons vão ocupar orbitais vazios no mesmo subnível antes de emparelhar.
Passo 4
Vamos começar a distribuir os elétrons começando do hidrogênio até os metais de transição. Considerando que os metais de transição começam no Grupo 3 com o escândio (Sc) e vão até o grupo 12 com o zinco (Zn), vamos focar nesses elementos.
Passo 5
Vamos usar a notação de configuração eletrônica, que mostra como os elétrons estão distribuídos nos níveis e subníveis. Por exemplo, para o escândio (Sc), que tem 21 elétrons, a configuração seria:
Passo 6
Seguindo esse padrão, vamos ver alguns exemplos:
- Titânio (Ti), com 22 elétrons:
- Ferro (Fe), com 26 elétrons:
- Cobre (Cu), com 29 elétrons (aqui é uma exceção):
(Na verdade, o cobre prefere ter um subnível d completo, então perde um elétron do 4s para completar o 3d.)
Passo 7
É importante notar que, em muitos metais de transição, os elétrons do subnível 4s são perdidos antes dos do 3d quando formam íons. Isso acontece porque, apesar de o 4s ser preenchido antes do 3d, ele está em uma energia maior quando ambos estão parcialmente preenchidos.
Resposta
A distribuição eletrônica dos metais de transição, por exemplo, de Escândio a Zinco, segue o padrão geral:
Essas configurações mostram como os elétrons estão distribuídos nos diferentes subníveis dos metais de transição.
Exercícios relacionados
A amônia é produzida industrialmente pela reação entre nitrogênio e hidrogênio gasoso:
Quantas moléculas de amônia podem ser produzidas: c) 9 moléculas de
?
Uma amostra de
de magnésio é queimada no ar produzindo uma mistura de dois sólidos iônicos: óxido de magnésio e nitreto de magnésio. A água é adicionada a esta mistura. Ela reage com o óxido de magnésio formando
de hidróxido de magnésio.
Qual a massa de nitreto de magnésio será formada? Resp.
Qual a massa de nitreto de magnésio será formada? Resp.
Em relação à produção de fosfato de sódio
por meio da reação do ácido fosfórico
com um excesso de hidróxido de sódio
, pede-se:
b) a quantidade, em gramas, de fosfato de sódio produzido ao se utilizarem
moléculas de ácido fosfórico. (Dado Massas Molares em g/mol: Na=23, P=31 e
)
Defina ácidos e bases de acordo com: (a) Arrhenius; (b) Bronsted-Lowry; © Lewis, demonstrando os produtos de cada reação. Exemplifique para cada caso.