Faça um poema sobre o aquecimento global com 2 estrofes e aproximadamente 4 versos em cada uma.

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você precisa criar um poema sobre o aquecimento global com 2 estrofes, cada uma com cerca de 4 versos. Isso se encaixa na matéria de Produção de Texto ou Literatura. Para resolver, vamos pensar nos impactos do aquecimento global, nas emoções que ele evoca e como expressar isso poeticamente.

Passo 2

Primeiro, vamos brainstormar algumas ideias relacionadas ao aquecimento global. Coisas como derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos, extinção de espécies, mudanças no habitat, poluição, entre outros. Também podemos pensar nas consequências para as pessoas e para o planeta.

Passo 3

Agora, vamos escolher os sentimentos que queremos transmitir. Talvez preocupação, urgência, tristeza ou até esperança de mudança. Decidir o tom ajuda a direcionar as palavras e as imagens que vamos usar no poema.

Passo 4

Com as ideias e os sentimentos definidos, podemos começar a estruturar as estrofes. Cada estrofe terá 4 versos, então precisamos organizar as ideias de forma que cada uma complemente a outra, contando uma história ou pintando uma imagem completa.

Passo 5

Vamos agora elaborar os versos, escolhendo palavras que rimem ou que tenham um bom ritmo para tornar o poema agradável de ler e memorável. É importante usar linguagem figurada, como metáforas e símiles, para enriquecer o texto.

Resposta

O gelo derrete sob o sol ardente,
Rios subindo, ameaça presente,
Florestas choram em silêncio triste,
Planeta clama por um gesto que insista.
Tempestades dançam em furor,
Animais fogem do seu antigo chão,
Esperança nasce no coração,
Unidos podemos salvar a nossa nação.

Exercícios relacionados