Faça um programa, utilizando a função abaixo, para processar os 30 departamentos de uma empresa. Para cada departamento, o programa deverá ler o código e a quantidade de funcionários do departamento e para cada funcionário a matrícula e o salário e exibir o código do departamento e a soma dos salários dos funcionários do departamento. Ao final, o programa deverá exibir a soma dos salários dos funcionários de todos os departamentos. Faça uma função para processar um departamento. A função deverá receber como parâmetros o código e a quantidade de funcionários do departamento, ler a matrícula e o salário de cada funcionário, calcular a soma dos salários dos funcionários do departamento e exibir o código e a soma dos salários dos funcionários do departamento e retornar a soma dos salários dos funcionários do departamento.

Passo 1

Beleza, vamos lá! Esse exercício é sobre programação e envolve trabalhar com funções para processar informações de departamentos em uma empresa. A gente vai precisar entender de estruturas de repetição, funções, entrada e saída de dados, assim como a lógica para somar salários. Vamos usar uma função específica para tratar cada departamento, receber códigos e funcionários, calcular a soma dos salários por departamento e no final, somar tudo.

Passo 2

Primeiro, vamos pensar na estrutura geral do programa. Precisamos processar 30 departamentos, então vamos usar um laço que se repete 30 vezes. Dentro desse laço, vamos chamar uma função que lida com cada departamento individualmente.

Passo 3

Vamos definir a função que processa um departamento. Essa função vai receber dois parâmetros: o código do departamento e a quantidade de funcionários. Dentro dessa função, vamos precisar ler a matrícula e o salário de cada funcionário, somar os salários e depois retornar esse total.

Passo 4

Dentro da função, para cada funcionário, vamos pedir ao usuário que insira a matrícula e o salário. Vamos acumular os salários em uma variável que vai armazenar a soma dos salários do departamento.

Passo 5

Após somar os salários de todos os funcionários do departamento, a função vai exibir o código do departamento e a soma dos salários. Depois, ela retorna esse valor para que possamos usar na soma total de todos os departamentos.

Passo 6

No corpo principal do programa, vamos manter uma variável que acumula a soma total dos salários de todos os departamentos. A cada chamada da função, vamos adicionar o valor retornado a essa soma total.

Passo 7

Depois de processar todos os 30 departamentos, vamos exibir a soma total dos salários de todos os departamentos.

Passo 8

Agora, vamos colocar isso tudo em um código. Vou usar pseudocódigo para facilitar:
def processar_departamento(codigo, quantidade):
    soma_salarios = 0
    for i in range(quantidade):
        matricula = input("Digite a matrícula do funcionário: ")
        salario = float(input("Digite o salário do funcionário: "))
        soma_salarios += salario
    print(f"Departamento {codigo}: Soma dos salários = {soma_salarios}")
    return soma_salarios

soma_total = 0
for dep in range(30):
    codigo = input("Digite o código do departamento: ")
    quantidade = int(input("Digite a quantidade de funcionários: "))
    soma_departamento = processar_departamento(codigo, quantidade)
    soma_total += soma_departamento

print(f"Soma total dos salários de todos os departamentos = {soma_total}")

Resposta

Esse é o esqueleto básico do programa que você precisa. Ele processa 30 departamentos, soma os salários de cada um e, no final, exibe a soma total de todos os salários.

Exercícios relacionados