Dê uma falha séria inerente à teoria de Bohr.
Passo 1
Beleza, a gente tem uma pergunta que pede pra gente identificar uma falha séria na teoria de Bohr. Então, vamos falar sobre a teoria de Bohr, que faz parte da física atômica, e ver onde ela não funciona tão bem assim.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar o que é a teoria de Bohr. Nela, o modelo atômico de Bohr propõe que os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas fixas e que só podem ocupar certas energias específicas. Isso ajuda a explicar por que os átomos emitem luz em cores específicas quando os elétrons mudam de órbita.
Passo 3
Agora, uma falha séria dessa teoria é que ela não consegue explicar totalmente o comportamento dos elétrons em átomos mais complexos além do hidrogênio. Por exemplo, quando tentamos aplicar o modelo de Bohr a átomos com mais de um elétron, como o hélio, a teoria não consegue prever corretamente as energias dos elétrons.
Resposta
Uma falha séria na teoria de Bohr é que ela só funciona bem para o átomo de hidrogênio e não consegue explicar adequadamente os comportamentos dos elétrons em átomos com múltiplos elétrons, tornando-se ineficiente para elementos mais complexos.
Exercícios relacionados
Escreva o nome ou a fórmula dos seguintes complexos:
p)
p)
(a) Qual é a carga em coulombs num núcleo de um átomo de cobre? (b) Qual é sua carga em unidades de carga eletrônica?
Escreva o nome ou a fórmula dos seguintes complexos:
s) íon di- -hidróxido-bis[tetra(aqua)ferro(III)]
s) íon di-
Se a energia de cada elétron em um átomo não fosse quantizada, mas pudesse variar entre certos limites, qual seria o aspecto do espectro atômico?