Uma fonte sonora emite uma frequência de 200 Hz . A fonte se move a ao encontro de um observador estacionário no ar parado. Determine a frequência escutada pelo observador.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre o efeito Doppler, que é quando a frequência do som muda dependendo do movimento da fonte ou do observador. Aqui, temos uma fonte sonora que emite uma frequência de 200 Hz e está se movendo a 80 m/s em direção a um observador que está parado no ar. Precisamos descobrir qual a frequência que o observador vai perceber.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar a fórmula do efeito Doppler para uma fonte que se aproxima de um observador estacionário:
Onde:
  • é a frequência percebida pelo observador.
  • é a frequência emitida pela fonte.
  • é a velocidade da fonte em direção ao observador.
  • é a velocidade do som no ar.

Passo 3

Agora, precisamos saber a velocidade do som no ar. Geralmente, a velocidade do som no ar é aproximadamente .

Passo 4

Vamos substituir os valores na fórmula:

Passo 5

Calculando a fração dentro da fórmula:
Então,

Resposta

A frequência percebida pelo observador é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Um trem passa por uma plataforma de passageiros com velocidade constante de . A buzina do trem é soada em sua frequência característica de 320 Hz.
(a) Que mudança total na frequência é detectada por uma pessoa na plataforma enquanto o trem se move da aproximação para o afastamento?
Em quantos pontos em uma linha reta entre os alto-falantes haverá interferência totalmente construtiva das ondas emitidas por eles? Quais são esses pontos?
Uma fonte sonora emite uma frequência de 200 Hz . A fonte se move a ao encontro de um observador estacionário no ar parado. Determine o comprimento de onda do som na região entre a fonte e o observador.
Se a partícula carregada for atirada para a direita de com 1,0 J de energia cinética, onde estará seu ponto de inflexão? Explique.