A força resultante que atua em um carro é de . Se a massa do carro é de , determine a aceleração do carro.

Passo 1

Então, a gente tem um carro que está sendo puxado por uma força resultante de e a massa desse carro é de . A gente quer descobrir qual é a aceleração desse carro. Para resolver isso, vamos usar a Segunda Lei de Newton, que relaciona força, massa e aceleração.

Passo 2

A Segunda Lei de Newton diz que a força resultante ( ) que age sobre um objeto é igual à massa ( ) desse objeto multiplicada pela aceleração ( ) que ele sofre. A fórmula fica assim:
Nesse caso, a gente quer descobrir a aceleração ( ), então a gente vai reorganizar a fórmula para isolar .

Passo 3

Para encontrar a aceleração, vamos dividir ambos os lados da equação pela massa ( ). Ficando:
Agora, é só substituir os valores que a gente tem na fórmula.

Passo 4

Substituindo os valores:
Vamos fazer a divisão para encontrar o valor da aceleração.

Passo 5

Fazendo a conta:
Então, a aceleração do carro é de .

Resposta

A aceleração do carro é de .

Exercícios relacionados

Durante um passeio no parque, você caminha por uma hora e depois corre a por mais uma hora. Qual é a velocidade média durante os dois segmentos de tempo?
Uma pessoa corre de para um abrigo de ônibus que está a de distância. O tempo total gasto para chegar ao abrigo é de 5 segundos. Quão rápido a pessoa teve que correr para alcançar o abrigo?
Uma partícula é movida sob a ação de uma força resultante de . A partícula tem uma massa de . Determine a aceleração da partícula.
Um objeto que caiu do céu a partir de uma altura de atinge o solo com uma velocidade de . Qual é a sua energia cinética no momento do impacto?