De que forma o tamanho dos átomos variam ao nos movermos (a) da esquerda para a direita em um período na tabela periódica (b) de cima para baixo na tabela periódica © Coloque os seguintes átomos em ordem crescente de raio atômico: F, P, S, As.

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. A gente precisa entender como o tamanho dos átomos muda em duas direções na tabela periódica:
(a) Da esquerda para a direita em um período.
(b) De cima para baixo em um grupo.
Além disso, precisamos colocar os átomos F, P, S e As em ordem crescente de raio atômico. Para resolver isso, vamos usar os conceitos de tendências periódicas de raio atômico e entender como a posição dos elementos na tabela afeta seu tamanho.

Passo 2

Vamos começar pela primeira parte:
(a) Da esquerda para a direita em um período na tabela periódica
Quando a gente se move da esquerda para a direita em um mesmo período (linha) da tabela periódica, o raio atômico geralmente diminui. Mas por quê?
Isso acontece porque, conforme avançamos para a direita, o número de prótons no núcleo aumenta, o que significa que a carga nuclear efetiva também aumenta. Essa maior atração puxa os elétrons mais para perto do núcleo, tornando o átomo menor. Mesmo que o número de camadas eletrônicas permaneça o mesmo, os elétrons são “puxados” mais fortemente pelo núcleo.

Passo 3

Agora, vamos para a segunda parte:
(b) De cima para baixo em um grupo na tabela periódica
Quando a gente desce em um grupo (coluna) na tabela periódica, o raio atômico geralmente aumenta. Por quê?
Isso acontece porque cada vez que descemos um grupo, um novo nível de energia (camada eletrônica) é adicionado. Cada camada adicional aumenta a distância entre o núcleo e os elétrons externos. Além disso, apesar do aumento no número de prótons, a blindagem aumenta também, o que reduz a atração efetiva do núcleo pelos elétrons externos. Resultado: o átomo fica maior.

Passo 4

Agora, vamos resolver a última parte:
© Coloque os seguintes átomos em ordem crescente de raio atômico: F, P, S, As.
Primeiro, vamos identificar onde cada um desses elementos está na tabela periódica:
  • F (Flúor): Período 2, Grupo 17
  • S (Enxofre): Período 3, Grupo 16
  • P (Fósforo): Período 3, Grupo 15
  • As (Arsênio): Período 4, Grupo 15
Agora, aplicando as tendências periódicas:
  1. Da esquerda para a direita em um período, o raio diminui.
  2. De cima para baixo em um grupo, o raio aumenta.
Vamos analisar:
  • F (Flúor) está no período 2 e grupo 17.
  • S (Enxofre) está no período 3 e grupo 16. Como está um período abaixo de F, S é maior que F.
  • P (Fósforo) está no mesmo período que S, mas no grupo 15, que é mais à esquerda. Então, P é maior que S.
  • As (Arsênio) está na mesma coluna que P, mas no período 4, que está abaixo de P. Portanto, As é maior que P.

Resposta

A ordem crescente de raio atômico é: F < S < P < As.

Exercícios relacionados