A fritura de alimentos é um processo térmico que ocorre a temperaturas altas, aproximadamente a 170 °C. Nessa condição, alimentos ricos em carboidratos e proteínas sofrem uma rápida desidratação em sua superfície, tornando-a crocante. Uma pessoa quer fritar todas as unidades de frango empanado congelado de uma caixa. Para tanto, ela adiciona todo o conteúdo de uma vez em uma panela com óleo vegetal a 170 °C, cujo volume é suficiente para cobrir todas as unidades. Mas, para sua frustração, ao final do processo elas se mostram encharcadas de óleo e sem crocância. As unidades ficaram fora da aparência desejada em razão da *
A) evaporação parcial do óleo
B) diminuição da temperatura do óleo
C) ausência de proteínas e carboidratos nas unidades
D) desidratação excessiva das unidades
E) barreira térmica causada pelo empanamento

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre fritura de alimentos, especificamente frango empanado congelado. A ideia é entender por que, ao adicionar todas as unidades de uma vez na panela com óleo a 170 °C, o frango ficou encharcado de óleo e sem aquela crocância esperada. Para resolver isso, vamos precisar entender os conceitos de transferência de calor e como a temperatura do óleo influencia na textura dos alimentos durante a fritura.

Passo 2

Primeiro, vamos pensar no processo de fritura. Quando a gente coloca alimentos no óleo quente, o calor faz com que a água presente na superfície do alimento evapore rapidamente. Esse processo cria uma camada crocante. Mas isso só acontece se o óleo mantiver uma temperatura alta o suficiente.

Passo 3

Agora, se você colocar muitos alimentos de uma vez na panela, o que acontece? A quantidade grande de comida fria ou congelada faz com que o óleo perca temperatura rapidamente. Isso significa que o óleo não está mais a 170 °C, mas sim a uma temperatura mais baixa.

Passo 4

Com o óleo mais frio, a água na superfície do alimento não evapora rápido o suficiente para formar aquela crocância. Em vez disso, o alimento começa a absorver mais óleo porque o óleo não está quente o suficiente para criar a camada protetora rapidamente.

Passo 5

Então, resumindo, a frustração aconteceu porque adicionar todo o conteúdo de uma vez fez com que a temperatura do óleo diminuísse. Sem essa alta temperatura constante, o frango não ficou crocante e acabou absorvendo mais óleo, ficando encharcado.

Resposta

A alternativa correta é a B) diminuição da temperatura do óleo.

Exercícios relacionados