Uma gota de oxigênio líquido pode ficar suspensa no ar quando sob efeito de um campo magnético adequado. Explique o fato de gotas de nitrogênio líquido não terem o mesmo comportamento.

Passo 1

Então, a gente tem uma gota de oxigênio líquido que consegue ficar suspensa no ar quando usamos um campo magnético adequado. Mas, aí, gotas de nitrogênio líquido não fazem o mesmo, né? Para entender isso, vamos precisar falar sobre como certos materiais interagem com campos magnéticos, especificamente os conceitos de paramagnetismo e diamagnetismo.

Passo 2

Primeiro, vamos refrescar a memória sobre magnetismo. Sabe quando você aproxima um ímã de certas coisas e elas grudam? Isso acontece porque esses materiais reagem ao campo magnético. Mas nem todo material reage da mesma maneira, e é aí que entram os tipos de magnetismo.

Passo 3

Existem dois tipos principais de comportamento magnético: paramagnetismo e diamagnetismo. O paramagnetismo acontece em materiais que têm momentos magnéticos permanentes. Isso significa que as moléculas desses materiais têm pequenos ímãs internos que se alinham com o campo magnético externo, fazendo com que sejam atraídas por ele.

Passo 4

Já o diamagnetismo é o oposto. Materiais diamagnéticos não têm momentos magnéticos permanentes. Quando expostos a um campo magnético, eles criam um campo magnético interno que se opõe ao campo externo. Isso faz com que sejam ligeiramente repelidos pelo campo magnético.

Passo 5

Agora, vamos aplicar isso ao oxigênio e ao nitrogênio líquidos. O oxigênio líquido (O₂) é paramagnético porque suas moléculas têm elétrons desemparelhados, o que lhes confere momentos magnéticos permanentes. Por causa disso, quando colocamos um campo magnético forte, essas gotas de oxigênio são atraídas e podem até ficar suspensas no ar.

Passo 6

Por outro lado, o nitrogênio líquido (N₂) é diamagnetico. Suas moléculas não têm elétrons desemparelhados, então não possuem momentos magnéticos permanentes. Quando exposto a um campo magnético, o nitrogênio cria um campo interno que se opõe ao campo aplicado, resultando em pouca ou nenhuma atração. Por isso, gotas de nitrogênio líquido não conseguem ficar suspensas como o oxigênio.

Resposta

Em resumo, gotas de oxigênio líquido conseguem ser suspensas no ar por causa do seu comportamento paramagnético, devido a elétrons desemparelhados que interagem fortemente com campos magnéticos. Já gotas de nitrogênio líquido, sendo diamagnéticas, não possuem essa interação forte e, portanto, não podem ser suspensas da mesma maneira.

Exercícios relacionados

Descreva sucintamente a teoria dos orbitais moleculares.
Como você explicaria o fato da molécula da água apresentar um ângulo de ligação H-O-H de 104,5?
Determine a polaridade para as seguintes moléculas:
a)
b)
c)
d) HF
O que significa banda de energia?