Um homem puxa um objeto de 40 kg ao longo de uma calçada plana e totalmente horizontal e aplica sobre ela uma força de 80N. Sabendo que o objeto move-se com velocidade constante, determine o coeficiente de atrito cinetico entre a caixa e o solo. DADOS: ADOTE A ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE COMO 20 M/S².

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse problema juntos! A gente tem um homem puxando um objeto de 40 kg com uma força de 80 N numa calçada plana e horizontal. O objeto está se movendo com velocidade constante, o que significa que a aceleração é zero. A gente precisa descobrir qual é o coeficiente de atrito cinético entre a caixa e o chão. Para isso, vamos usar conceitos de forças e atrito.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que quando um objeto se move com velocidade constante, as forças que atuam sobre ele estão equilibradas. Ou seja, a força que o homem aplica para puxar (80 N) é igual à força de atrito que está tentando parar o movimento.

Passo 3

Agora, vamos calcular a força normal. A força normal é a força que o chão exerce sobre o objeto para equilibrar o peso dele. O peso é dado pela massa multiplicada pela aceleração da gravidade:
Peso = m times g
Substituindo os valores:
Peso = 40,kg times 20,m/s² = 800,N ²
Então, a força normal (N) também é 800 N, já que a superfície é plana.

Passo 4

Sabemos que a força de atrito cinético (f) é dada por:
f = mu times N
Onde mu é o coeficiente de atrito que queremos encontrar e N é a força normal.

Passo 5

Como o objeto está se movendo com velocidade constante, a força aplicada (80 N) é igual à força de atrito:
80,N = mu times 800,N

Passo 6

Agora, é só resolver para mu:
mu = 80,N800,N = 0,1

Resposta

O coeficiente de atrito cinético entre a caixa e o solo é 0,1.

Exercícios relacionados