O Hotel Bratislava, que tem 3 andares, solicitou que o técnico de manutenção do elevador reduzisse a velocidade deste pela metade. O elevador já atende as medidas de segurança e esta mudança fará com que o ele use um pouco mais de energia por viagem entre os andares. Apesar disso, a equipe gerencial do hotel espera que a eficiência no consumo de energia aumente, mesmo que outras mudanças para economizar energia não sejam feitas. Quais das opções a seguir, se verdadeira, proporciona a melhor explicação para esta expectativa?
a)Quanto mais devagar um elevador é, mais provável que os hospedes usem as escadas.
b)É raro que muitas pessoas se aglomerem dentro de um elevador por que elas não querem esperar por uma segunda viagem.
c)Dado que o elevador ainda estará em operação, as pessoas com dificuldades físicas e pessoas carregando itens pesados ainda serão capazes de transitar entre os andares
d)Tornando um elevador mais devagar aumentará o tempo total em uso por dia.
e)O elevador deste hotel é menor do que a grande maior dos elevadores de outros hotéis de tamanho similar.

Passo 1

Beleza, vamos lá! Primeiro, o enunciado fala sobre o elevador do Hotel Bratislava que quer diminuir a velocidade pela metade. Apesar de isso fazer com que o elevador use um pouco mais de energia por viagem entre os andares, a gerência espera que a eficiência no consumo de energia aumente sem outras mudanças. A matéria aqui envolve eficiência energética e comportamento dos usuários do elevador. Vamos precisar analisar como a redução da velocidade pode impactar o uso geral do elevador e, consequentemente, o consumo total de energia.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa reduzir a velocidade do elevador pela metade. Quando a velocidade diminui, o tempo que o elevador leva para ir de um andar a outro aumenta. Isso pode influenciar a forma como as pessoas decidem usar o elevador.

Passo 3

Agora, vamos analisar as opções e ver qual delas explica melhor por que a eficiência energética pode aumentar, mesmo que o elevador use um pouco mais de energia por viagem.

Passo 4

Opção a: “Quanto mais devagar um elevador é, mais provável que os hóspedes usem as escadas.”
  • Se o elevador for mais lento, algumas pessoas podem preferir usar as escadas, reduzindo o número de viagens do elevador e, portanto, o consumo total de energia. Isso pode levar a uma maior eficiência energética.

Passo 5

Opção b: “É raro que muitas pessoas se aglomerem dentro de um elevador porque elas não querem esperar por uma segunda viagem.”
  • Isso fala sobre a quantidade de pessoas no elevador, mas não relaciona diretamente com a eficiência energética esperada.

Passo 6

Opção c: “Dado que o elevador ainda estará em operação, as pessoas com dificuldades físicas e pessoas carregando itens pesados ainda serão capazes de transitar entre os andares.”
  • Isso aborda a acessibilidade, mas não explica o aumento da eficiência energética.

Passo 7

Opção d: “Tornando um elevador mais devagar aumentará o tempo total em uso por dia.”
  • Se o elevador fica mais tempo em uso, poderia aumentar o consumo total de energia, o que vai contra a expectativa da gerência.

Passo 8

Opção e: “O elevador deste hotel é menor do que a grande maioria dos elevadores de outros hotéis de tamanho similar.”
  • O tamanho do elevador pode influenciar seu consumo, mas não está diretamente relacionado à redução da velocidade e à expectativa de maior eficiência energética.

Resposta

A opção que melhor explica a expectativa de aumento na eficiência energética é a opção a): “Quanto mais devagar um elevador é, mais provável que os hóspedes usem as escadas.”

Exercícios relacionados