Na Idade Média, a Igreja Católica defendia a ideia de que o Sol girava em torno da Terra e que esta se encontrava em repouso. Nicolau Copérnico, no século XVI, defendia a ideia de que a Terra girava em torno do Sol e que este se encontrava em repouso. Diga como a Física considera essa questão.

Passo 1

Ok, vamos lá! O exercício fala sobre como, na Idade Média, a Igreja Católica acreditava que o Sol girava em torno da Terra, que estava parada. Já Nicolau Copérnico, no século XVI, defendia que era o contrário: a Terra girava em torno do Sol. A gente vai precisar entender um pouco de história da astronomia e como a Física moderna vê essa questão.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que eram essas ideias. A visão da Igreja, chamada de modelo geocêntrico, colocava a Terra no centro do universo, com o Sol e os planetas girando ao seu redor. Já Copérnico propôs o modelo heliocêntrico, onde o Sol está no centro e a Terra, além de girar em torno dele, também faz seu próprio movimento de rotação.

Passo 3

Agora, por que a Física prefere o modelo heliocêntrico? Bem, com o avanço das leis do movimento de Newton, a gente consegue explicar melhor como os planetas se movem. A Lei da Gravitação Universal mostra que corpos com massa se atraem mutuamente. Assim, é mais simples e lógico que objetos maiores, como o Sol, fiquem no centro e os menores, como a Terra, girem ao seu redor.

Passo 4

Além disso, observações astronômicas, como as fases de Vênus observadas por Galileu, apoiam o modelo heliocêntrico. No modelo geocêntrico, seria complicado explicar essas fases, mas no heliocentrismo, elas fazem todo sentido.

Passo 5

Então, a Física considera que o modelo heliocêntrico é mais adequado porque ele é consistente com as leis do movimento e da gravitação, além de ser suportado por observações empíricas. Isso não apenas simplifica as explicações, mas também permite previsões mais precisas sobre o movimento dos corpos celestes.

Resposta

A Física adota o modelo heliocêntrico, onde a Terra gira em torno do Sol, porque ele é consistente com as leis da gravitação e do movimento, além de ser apoiado por observações astronômicas que explicam de forma mais simples e precisa o comportamento dos corpos celestes.

Exercícios relacionados

Discuta a conveniência de considerar a Lua como uma particula ou como um corpo extenso.
Considere os dois fragmentos de texto que seguem, retirados da apostila FISICA PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA, UFSM / 2020. Diga quais são os erros destes fragmentos e justifique sua resposta.
? (i) Quando estamos dentro de um dos veículos do Sistema Integrado Municipal consideramos que a pessoa que está ao nosso lado está parada, porém a pessoa que está na parada esperando outro veículo enxerga tanto você como a pessoa que está ao seu lado em movimento. Ou seja, você e a pessoa na parada são dois referenciais diferentes.
e (ii) O deslocamento é a variação da posição, ou seja, eu saio de um
Considere um automóvel que se desloca da posição até a posição , seguindo o traçado de duas ruas que se cruzam e considere, também, o referencial (eixos e y) mostrado (veja a figura). Determine a distância percorrida e o módulo do deslocamento do automóvel entre as posições e .
[Resposta: 70 m e 50 m ]
(Momento tinear) Uma bola de está se movendo horizontalmente com uma velocidade de quando se choca com uma parede vertical e ricocheteia com uma velocidade de . Qual é o módulo da variação* do momento línear da bola?
R