Identifique a simetria (os grupos pontuais) das moléculas abaixo:
d)
d)
Passo 1
Beleza, vamos resolver essa questão de simetria das moléculas, especificamente identificar o grupo pontual da molécula
. Para isso, vamos precisar entender um pouco sobre os grupos de simetria e as operações que cada grupo possui. Vamos juntos descobrir qual é o grupo pontual dessa molécula!
Passo 2
Primeiro, vamos dar uma olhada na estrutura da molécula
. Essa molécula é semelhante à amônia (
), tendo um átomo de arsênio (As) central ligado a três átomos de hidrogênio (H). A geometria é trigonal piramidal, ou seja, os três hidrogênios estão dispostos em um plano triangular e o átomo de As está acima desse plano, formando uma pirâmide.
Passo 3
Agora, vamos identificar as operações de simetria presentes nessa molécula. As operações de simetria incluem:
- E (Identidade): toda molécula tem pelo menos essa operação.
- C₃ (Rotação): rotacionar a molécula em 120° ao redor do eixo que passa pelo átomo de As e perpendicular ao plano formado pelos hidrogênios.
- 3σᵥ (Plano de Simetria Vertical): três planos que contêm o eixo de rotação C₃ e cada um passa por um átomo de hidrogênio e o átomo de As.
Passo 4
Com base nas operações de simetria identificadas, podemos comparar com os grupos pontuais padrão. A presença de uma rotação C₃ e três planos de simetria vertical indica que a molécula pertence ao grupo pontual C₃v. Esse grupo é caracterizado exatamente por essas operações: uma rotação C₃ e três planos de simetria vertical.
Resposta
O grupo pontual da molécula
é C₃v.