Em laboratório, as soluções normalmente são preparadas dissolvendo-se uma massa de determinando soluto em certa quantidade de solvente. Nesse sentido, a quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração, sendo expressa em diferentes unidades. Assinale a opção correta no que se refere à preparação de soluções.
Escolha uma opção:
A preparação de 10,0 L de uma solução obtida a partir da dissolução de
de cloreto de sódio em água produz uma solução de 1,0 molar.
Escolha uma opção:
A preparação de 10,0 L de uma solução obtida a partir da dissolução de
Passo 1
Então, a gente tem uma questão que fala sobre preparação de soluções no laboratório. A pergunta é se ao dissolver 1,0 mol de cloreto de sódio (NaCl) em 10,0 litros de água, a gente obtém uma solução 1,0 molar. Para resolver isso, vamos precisar entender o que é molaridade e como calculá-la.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é molaridade. A molaridade, representada pela letra M, é uma medida que indica quantos mols de um soluto estão presentes em 1 litro de solução. A fórmula para calcular a molaridade é:
Onde:
- $ M $ é a molaridade,
- $ n $ é o número de mols do soluto,
- $ V $ é o volume da solução em litros.
Passo 3
Agora, vamos aplicar essa fórmula ao nosso problema. Temos:
- Número de mols ($ n $): 1,0 mol de NaCl,
- Volume da solução ($ V $): 10,0 litros.
Substituindo na fórmula:
Passo 4
O resultado que obtivemos foi 0,1 M, o que significa que a solução tem uma concentração de 0,1 molar. A pergunta dizia se a preparação dessa solução resultaria em uma solução 1,0 molar, mas nosso cálculo mostrou que a concentração é menor que isso.
Resposta
A afirmação está incorreta. Dissolver 1,0 mol de NaCl em 10,0 L de água produz uma solução de 0,1 molar, e não de 1,0 molar.