O lanosterol é um intermediário na biossíntese do colesterol, um importante precursor de hormônios humanos e constituinte vital de membranas celulares. O número de carbonos terciários e quaternários com hibridização sp³ e o número de elétrons π existentes na molécula do lanosterol são, respectivamente.
a)2, 4 e 2
b)2, 4 e 4
c)3, 3 e 2
d)3, 4 e 2
e)3, 4 e 4.

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão sobre o lanosterol, que é uma molécula importante na produção de colesterol no nosso corpo. O que a pergunta quer saber é quantos átomos de carbono na molécula do lanosterol são terciários e quaternários com hibridização sp³, e também quantos elétrons π existem nessa molécula. Para resolver isso, vamos precisar analisar a estrutura do lanosterol e identificar essas características.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que são carbonos terciários e quaternários. Um átomo de carbono é terciário quando está ligado a três outros átomos de carbono, e quaternário quando está ligado a quatro. Ambos com hibridização sp³ indicam que esses carbonos estão em ligações simples.

Passo 3

Agora, vamos olhar para a estrutura do lanosterol. O lanosterol possui vários ciclos e grupos funcionais. Precisamos identificar todos os carbonos que são terciários e quaternários nessa estrutura.

Passo 4

Após analisar a estrutura, identificamos que há 3 carbonos terciários e 4 carbonos quaternários com hibridização sp³ no lanosterol.

Passo 5

Em seguida, vamos contar os elétrons π na molécula. Elétrons π estão presentes em ligações duplas ou triplas e em sistemas conjugados. No lanosterol, há 2 elétrons π provenientes das ligações duplas presentes na estrutura.

Resposta

A resposta correta é a opção d) 3, 4 e 2.

Exercícios relacionados