Leia cada uma das afirmativas apresentadas abaixo e indique as que são verdadeiras e falsas. Justifique todas as afirmativas que considerar falsas.
( ) Um elétron, quando se movimenta ao longo de uma órbita quanticamente permitida, não irradia energia, encontrando-se, conforme Bohr, em estado estacionário.
( ) A luz branca é essencialmente monocromática, isto é, formada por um só tipo de radiação, de comprimento e frequência bem definidos.
( ) Em conformidade com o modelo atômico de Bohr, a energia do elétron em um átomo é quantizada, isto é, restrita a determinados valores.
( ) A energia do elétron no átomo de hidrogênio, em uma órbita permitida no n-ésimo nível, depende do valor de n de acordo com o modelo atômico proposto por Bohr.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! O que a gente precisa aqui são conhecimentos sobre o modelo atômico de Bohr e conceitos básicos de física, como energia dos elétrons e características da luz. Vou analisar cada afirmativa para ver se é verdadeira ou falsa, explicando o porquê.

Passo 2

Afirmativa 1: “Um elétron, quando se movimenta ao longo de uma órbita quanticamente permitida, não irradia energia, encontrando-se, conforme Bohr, em estado estacionário.”
Então, o que é esse lance de órbita quanticamente permitida e estado estacionário? Segundo Bohr, os elétrons orbitam o núcleo em certas órbitas específicas sem perder energia. Essas órbitas são chamadas de “permitidas” e os elétrons estão em “estados estacionários”. Isso significa que, enquanto estão nessas órbitas, eles não emitem energia na forma de radiação.

Passo 3

Afirmativa 2: “A luz branca é essencialmente monocromática, isto é, formada por um só tipo de radiação, de comprimento e frequência bem definidos.”
Vamos pensar na luz branca. Ela é a combinação de várias cores, cada uma com seu próprio comprimento de onda e frequência. Por isso, a luz branca não é monocromática (uma só cor), mas sim policromática, formada por múltiplas cores.

Passo 4

Afirmativa 3: “Em conformidade com o modelo atômico de Bohr, a energia do elétron em um átomo é quantizada, isto é, restrita a determinados valores.”
No modelo de Bohr, os elétrons só podem ocupar certos níveis de energia predefinidos, ou seja, a energia é quantizada. Eles não podem ter qualquer valor de energia, apenas aqueles permitidos pelas órbitas específicas.

Passo 5

Afirmativa 4: “A energia do elétron no átomo de hidrogênio, em uma órbita permitida no n-ésimo nível, depende do valor de n de acordo com o modelo atômico proposto por Bohr.”
Aqui, ‘n’ representa o número quântico principal, que define o nível de energia do elétron. No modelo de Bohr, a energia do elétron realmente depende de ‘n’. Quanto maior o ‘n’, maior é a energia do elétron.

Resposta

  • Verdadeira:
    1. Um elétron, quando se movimenta ao longo de uma órbita quanticamente permitida, não irradia energia, encontrando-se, conforme Bohr, em estado estacionário.
    2. Em conformidade com o modelo atômico de Bohr, a energia do elétron em um átomo é quantizada, isto é, restrita a determinados valores.
    3. A energia do elétron no átomo de hidrogênio, em uma órbita permitida no n-ésimo nível, depende do valor de n de acordo com o modelo atômico proposto por Bohr.
  • Falsa:
    2. A luz branca não é essencialmente monocromática. Ela é formada por múltiplas cores, cada uma com diferentes comprimentos de onda e frequências.

Exercícios relacionados

Se cada elétron interno fosse totalmente eficiente em blindar os elétrons de valência da carga total do núcleo e os elétrons de valência não fornecessem blindagem uns para os outros
(a) qual seria a carga nuclear efetiva atuando em um elétron de valência em um átomo de potássio?
(b) E em um átomo de rubídio?
© Qual seria a carga nuclear efetiva atuando em um elétron do terceiro nível em um átomo de potássio?
(d) E em elétron do terceiro nível em um átomo de rubídio?
Os raios do sol que causam o bronzeamento e as queimaduras estão na porção ultravioleta do espectro eletromagnético. Esses raios são categorizados por comprimentos de onda. A chamada radiação UV-A tem comprimentos de onda na faixa de 320-380 nm, enquanto a radiação UV-B tem comprimentos de onda na faixa de 290-320 nm.
Calcule a frequência de luz que tem comprimento de onda de 305 nm .
Qual é a relação geral entre o tamanho de um átomo e sua primeira energia de ionização?
(b) Explique as anomalias na variação da energia de ionização do Be para o B e do N para o O.
a- O que significa dizer que a energia é quantizada?
b- Por que não notamos a quantização da energia nas atividades cotidianas?