As leis de Newton e a lei de Gravitação Universal orientam o estudo da Mecânica Clássica. No que se refere a esse assunto, assinale o que for correto.
  1. Inércia é a propriedade que a matéria tem de tender a manter o seu estado de repouso ou de movimento.
  2. A terceira lei de Newton afirma que não existe ação sem a respectiva reação. Como essas duas forças são de mesma intensidade e direção e com sentidos opostos, sempre irão se anular.
  3. Uma pessoa tem um peso igual a 750 N na superfície do planeta Terra. Num certo planeta X, no qual a aceleração da gravidade vale gx=3,8 gT, seu peso, na superfície, seria maior que 2500 N .
  4. As leis de Kepler não são válidas para todos os sistemas solares do nosso Universo, pois dependem do tamanho dos planetas que giram em torno da estrela.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre as Leis de Newton e a Lei da Gravitação Universal, que são partes fundamentais da Mecânica Clássica. Precisamos analisar cada uma das quatro afirmações para ver quais estão corretas. Para isso, vamos precisar entender conceitos como inércia, leis de ação e reação, peso e gravidade, e leis de Kepler.

Passo 2

Afirmação 1: “Inércia é a propriedade que a matéria tem de tender a manter o seu estado de repouso ou de movimento.”
Explicação: A inércia é exatamente isso! Segundo a Primeira Lei de Newton, um objeto permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme a menos que uma força externa atue sobre ele. Isso significa que a matéria naturalmente tende a manter seu estado atual, seja parado ou se movendo.
Conclusão: Correta.

Passo 3

Afirmação 2: “A terceira lei de Newton afirma que não existe ação sem a respectiva reação. Como essas duas forças são de mesma intensidade e direção e com sentidos opostos, sempre irão se anular.”
Explicação: A Terceira Lei de Newton realmente diz que para toda aç��o há uma reação igual e oposta. Porém, é importante notar que essas forças atuam em corpos diferentes. Por exemplo, se você empurra uma parede, a parede empurra você com a mesma intensidade, mas em direção oposta. Como elas estão em corpos distintos, não se anulam.
Conclusão: Incorreta.

Passo 4

Afirmação 3: “Uma pessoa tem um peso igual a 750 N na superfície do planeta Terra. Num certo planeta PX = m times gX = m times 3,8 , gT = 3,8 times (m times gT) = 3,8 times 750 , N = 2850 , N , no qual a aceleração da gravidade vale , seu peso, na superfície, seria maior que 2500 N.”
Explicação: O peso de uma pessoa é calculado por , onde é a massa e é a aceleração da gravidade. Na Terra, o peso é 750 N, então no planeta :
2850 N é, de fato, maior que 2500 N.
Conclusão: Correta.

Passo 5

Afirmação 4: “As leis de Kepler não são válidas para todos os sistemas solares do nosso Universo, pois dependem do tamanho dos planetas que giram em torno da estrela.”
Explicação: As Leis de Kepler descrevem o movimento dos planetas ao redor do sol e são universais para sistemas onde há corpos que orbitam uma estrela. Elas dependem de fatores como a distância dos planetas e a massa da estrela, mas não do tamanho dos planetas. Portanto, o tamanho dos planetas não afeta a validade das leis de Kepler.
Conclusão: Incorreta.

Resposta

As afirmações 1 e 3 estão corretas.

Exercícios relacionados