Quando um líquido encontra-se no interior de um tubo (ex.: uma proveta), observa-se a formação de uma curvatura, denominada menisco. Qual a consequência dessa formação em termos de pressão?

Passo 1

Então, vamos ver o enunciado: quando um líquido está dentro de um tubo, como uma proveta, ele forma uma curvatura chamada menisco. A questão quer saber qual é a consequência dessa curvatura em termos de pressão. Vamos usar os conceitos de tensão superficial e pressão em fluidos para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender o que é o menisco. O menisco é a curva na superfície do líquido devido às forças de coesão entre as moléculas do líquido e as forças de adesão entre o líquido e as paredes do tubo. Dependendo dessas forças, o menisco pode ser côncavo ou convexo.

Passo 3

Agora, vamos falar sobre pressão. A pressão em um líquido está relacionada à profundidade e à densidade do líquido, mas a forma do menisco também afeta a pressão local na superfície do líquido. Quando há um menisco, a pressão na superfície do líquido não é uniforme.

Passo 4

Se o menisco for côncavo (como acontece com a água em um tubo de vidro), a curvatura faz com que a pressão no líquido aumente próximo às paredes do tubo. Isso acontece porque a superfície côncava tem uma curvatura que puxa o líquido para cima nas bordas, aumentando a pressão lateral.

Passo 5

Por outro lado, se o menisco for convexo (como acontece com o mercúrio em um tubo de vidro), a superfície curva para fora, resultando em uma diminuição da pressão perto das paredes do tubo. A curvatura convexa empurra o líquido para fora nas bordas, reduzindo a pressão lateral.

Passo 6

Portanto, a formação do menisco altera a distribuição da pressão no líquido dentro do tubo, aumentando ou diminuindo a pressão nas áreas próximas às paredes, dependendo da curvatura do menisco.

Resposta

A formação do menisco altera a distribuição da pressão no líquido dentro do tubo, aumentando ou diminuindo a pressão nas áreas próximas às paredes, dependendo se o menisco é côncavo ou convexo.

Exercícios relacionados

Diferencie destilação simples de destilação fracionada.
Dois líquidos A e B formam uma solução ideal. A uma determinada temperatura, a pressão de vapor de A puro é 200 mmHg , enquanto que a de B puro é de 75 mmHg . Se o vapor sobre a mistura consistir de 50% molar de A, qual a porcentagem molar de A no líquido?
Determine: a) Quantas fases possui uma solução de etanol em água?
Determine: d) Quantos componentes há num sistema solução de ácido acético em água?