Liste os tipos de substâncias para as quais os seguintes métodos cromatográficos são mais adequados
(f) filtração em gel.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O problema que você me enviou pede para listarmos os tipos de substâncias para as quais a filtração em gel é o método cromatográfico mais adequado. Isso faz parte da matéria de cromatografia, que é uma técnica usada para separar misturas de substâncias. Para resolver isso, vamos entender melhor o que é a filtração em gel e para que tipo de substâncias ela é mais indicada.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é filtração em gel. Também conhecida como cromatografia por exclusão de tamanho ou cromatografia de tamanho, essa técnica separa as moléculas com base no tamanho delas. Funciona assim: a mistura de substâncias é passada através de um gel que tem poros de tamanho específico. As moléculas menores entram nos poros e levam mais tempo para passar, enquanto as maiores não conseguem entrar e passam mais rápido.

Passo 3

Agora que sabemos como funciona, vamos pensar em que tipo de substâncias isso é útil. A filtração em gel é especialmente boa para separar macromoléculas, que são moléculas grandes, como proteínas, polissacarídeos e polímeros. Essas moléculas são geralmente muito grandes para atravessar os poros do gel, então elas ficam na parte que sai primeiro.

Passo 4

Além disso, essa técnica é excelente para purificar proteínas, separar diferentes tipos de carboidratos ou mesmo para usar na indústria de plásticos para separar polímeros de diferentes tamanhos. Como a separação é baseada no tamanho, é importante que as substâncias que você quer separar tenham diferenças de tamanho significativas.

Resposta

A filtração em gel é mais adequada para separar e purificar macromoléculas como proteínas, polissacarídeos e polímeros, devido às suas grandes dimensões que permitem a separação baseada no tamanho.

Exercícios relacionados