Um lodo contém em massa de água. da água é removida por filtração e secagem, em uma única unidade de processo, o que faz a massa de lama reduzir em 72 kg . Calcule:
a) A massa original da lama;
b) A % de água presente na lama após a filtração.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! O enunciado nos fala sobre um lodo que tem 75% de água em sua massa. Depois, removemos 80% dessa água através de filtração e secagem, o que faz com que a massa total da lama diminua em 72 kg. Precisamos descobrir duas coisas:
a) Qual era a massa original da lama.
b) Qual a porcentagem de água que resta na lama após a filtração.
Para resolver isso, vamos usar conceitos de porcentagem e massa, cuidando para entender bem como a remoção da água afeta a massa total do lodo.

Passo 2

Vamos chamar a massa original da lama de kg. Sabemos que 75% dessa massa é água, então a quantidade de água na lama inicialmente é kg. O restante, que é ou kg, é a parte sólida da lama.

Passo 3

Agora, removemos 80% da água através da filtração e secagem. A quantidade de água removida é kg.

Passo 4

A massa total da lama após a remoção da água será a massa original menos a massa de água removida:
De acordo com o enunciado, essa redução na massa total é de 72 kg:

Passo 5

Vamos resolver para encontrar a massa original :
Portanto, a massa original da lama era de 180 kg.

Resposta

a) A massa original da lama é 180 kg.

Exercícios relacionados

Questão 1.2 (valendo 1,5 pontos): Durante um incêndio, os troncos de algumas arvores secas de carvalho e que estão inicialmente a uma temperatura uniforme de são expostos a gases quentes a durante um período de 5 horas, com um coeficiente de transferência de calor na superfície de C. A temperatura de ignição das árvores é de . Considerando os troncos das árvores como longas hastes cilíndricas de 20 cm de diâmetro.
Na avaliação preliminar, utilizando o método da capacidade concentrada determine se essas árvores secas vão incendiar-se quando o fogo passar através delas.
Sugestão: Se a temperatura final for que a temperatura de ignição haverá incêndio.
Questão 1.1 (valendo 1,5 pontos): A parede da carroceria de um caminhão de transporte de produtos refrigerados é composta por uma camada interna de um material plástico com espessura de 5 mm , por uma camada de isolante térmico com espessura de 120 mm e por uma camada externa de alumínio com espessura de 1 mm . Sabe-se que as condutividades térmicas do plástico, do isolante e do alumínio são iguais a, 0,1 W/(m.K), 0,04 W/(m.K) e respectivamente. Considerando que em um dia ensolarado a temperatura média da face externa da carroceria é igual a e que a superfície interna é igual a .
Determine:
O fluxo de calor através da carroceria, considerando que a superfície total da carroceria apresenta área igual a .
A temperatura na interface plástico-camada isolante e a temperatura na interface camada isolante-alumínio.
Questão 2.1: Água na fase líquida a escoa paralelamente ao comprimento de uma placa plana lisa horizontal com velocidade de corrente igual a . A placa tem comprimento igual a 60 cm e largura igual a 40 cm . A placa tem temperatura uniforme igual a . Determine o coeficiente convectivo de transferência de calor entre a placa plana e o meio ambiente.
Questão 2.2: A parede externa de um secador industrial tem altura igual a 10 m , a temperatura média na superfície externa da parede é . Considere que O equipamento se encontra instalado em um ambiente cuja temperatura é igual a . Determine o coeficiente convectivo de transferência de calor entre a parede externa e o meio ambiente.