Luz linearmente polarizada incide sobre um único disco polarizador com a direção de Eo paralela à direção do eixo de transmissão. De qual ângulo o disco deve ser girado para que a intensidade no feixe transmitido seja reduzida por um fator de 8?

Passo 1

Então, vamos lá! O enunciado fala sobre luz linearmente polarizada chegando em um polarizador. A gente precisa descobrir de quanto o polarizador deve girar para que a intensidade da luz que passa por ele seja reduzida por um fator de 8. Para resolver isso, vamos usar conceitos de polarização da luz e a Lei de Malus, que relaciona o ângulo de polarização com a intensidade da luz transmitida.

Passo 2

Primeiro, vamos entender a Lei de Malus. Ela nos diz que a intensidade da luz que passa por um polarizador depende do ângulo ( ) entre a direção da polarização da luz incidente e o eixo de transmissão do polarizador. A fórmula é:
onde:
  • é a intensidade da luz transmitida,
  • é a intensidade da luz incidente,
  • é o ângulo entre a polarização da luz e o eixo do polarizador.

Passo 3

O problema quer que a intensidade seja reduzida por um fator de 8. Isso significa que:
Substituindo isso na fórmula da Lei de Malus:

Passo 4

Podemos simplificar a equação dividindo ambos os lados por :
Agora, para encontrar , tiramos a raiz quadrada de ambos os lados:

Passo 5

Para encontrar o ângulo , usamos a função inversa do cosseno (arccos):
Calculando isso com uma calculadora:

Resposta

O polarizador deve ser girado aproximadamente para que a intensidade da luz transmitida seja reduzida por um fator de 8.

Exercícios relacionados

Os dois faróis de um automóvel que se aproxima de um observador estão separados por uma distância de 1,2 m. Qual é (a) a separação angular mínima e (b) a distância máxima para que o olho do observador seja capaz de resolvê-los? Suponha que o diâmetro da pupila do observador seja 5 mm e use para a luz dos faróis. Suponha também que a resolução seja limitada apenas pelos efeitos da difração e, portanto, que o critério de Rayleigh possa ser aplicado.
Os dois faróis de um automóvel que se aproxima de um observador estão separados por uma distância de 1,2 m. Qual é a separação angular do máximo central (de um pico de mínimo a outro) do padrão de difração de uma antena de diâmetro 52 cm , produzido por um feixe de radar com frequência 250 GHz .
As órbitas dos satélites em torno da Terra são elípticas (ou circulares) e ainda assim aprendemos em Física I que projéteis lançados da Terra seguem trajetórias parabólicas. Qual a explicação para essa aparente contradição?
Um amigo seu, muito querido, lhe disse que foi convencido de que a Terra é o centro do universo e que, na verdade, o Sol e os planetas é que giram em torno da Terra.
(a) Que argumentos você usaria para convencê-lo do contrário? Cite ao menos 1 argumento.