Marque V se for verdadeira e F se for falsa:
( ) Na Lei de Newton da Viscosidade, o gradiente de velocidade eqüivale a taxa de deformação do fluido, cuja dimensão é o segundo, e sempre esse gradiente é negativo, pois o fluido movimentase de maiores para menores concentração de velocidade de quantidade de movimento.
( ) A diferença mecânica entre um dilatante é que esse último deve vencer uma tensão inicial para começar a se deformar.
( ) Para e d= 0,6, a viscosidade em Stokes é igual a 1.

Passo 1

Vamos analisar três afirmações sobre viscosidade e fluidos. Vamos usar conceitos da Lei de Newton da Viscosidade, entender o que é um fluido dilatante e converter a viscosidade para a unidade de Stokes.

Passo 2

Primeira afirmação:
“Na Lei de Newton da Viscosidade, o gradiente de velocidade eqüivale a taxa de deformação do fluido, cuja dimensão é o segundo, e sempre esse gradiente é negativo, pois o fluido movimenta-se de maiores para menores concentração de velocidade de quantidade de movimento.”
A Lei de Newton da Viscosidade relaciona a tensão de cisalhamento ( ) com a taxa de deformação ( ) através da viscosidade ( ):
Aqui, representa a taxa de deformação e tem a dimensão de . O gradiente de velocidade pode ser positivo ou negativo dependendo da direção do fluxo. Portanto, a parte que afirma que o gradiente é sempre negativo não é correta.
Resposta: Falsa (F).

Passo 3

Segunda afirmação:
“A diferença mecânica entre um dilatante é que esse último deve vencer uma tensão inicial para começar a se deformar.”
Um fluido dilatante, ou não-Newtoniano, aumenta sua viscosidade com o aumento da taxa de deformação. No entanto, a afirmação de que ele deve vencer uma tensão inicial para começar a se deformar é característica de fluidos pseudoplásticos (como a tinta), que têm um limite de cisalhamento inicial. Portanto, a afirmação está invertida.
Resposta: Falsa (F).

Passo 4

Terceira afirmação:
“Para e , a viscosidade em Stokes é igual a 1.”
A unidade de viscosidade em Stokes (St) é definida por:
Para converter de para Stokes, usamos a relação:
Então:
Portanto, a viscosidade não é igual a 1 Stokes.
Resposta: Falsa (F).

Resposta

F, F, F

Exercícios relacionados

Uma fina placa quadrada de 20 cm de lado, desliza ao longo de um plano inclinado de 30. Qual a massa da placa se a viscosidade do fluido é de 800 cP ? O perfil de velocidade é dado por Vx=3,5 y ( ). Resp: .
Escreva as Equações da continuidade molar em coordenadas cartesianas, as condições de contorno e obtenha a distribuição da fração molar de , para a seguinte situação: Monóxido de carbono difunde-se através de uma pelicula estagnada de ar seco de 550 mm de profundidade em um capilar que contém monóxido de carbono. A concentração de CO na boca do capilar é .
Uma corrente de água residual de com 10 ppm (em massa) de benzeno é utilizada em uma coluna de dessorção recheada para reduzir a concentração de benzeno para 0,005 ppm, utilizando ar como gás de transporte a 298 K e 2 atm. O recheio especificado é composto por anéis de Pall de plástico de 50 mm . A vazão de ar a ser utilizada é cinco vezes maior que a mínima. A constante da lei de Henry para o benzeno em água a essa temperatura é . Calcule o diâmetro da coluna se a queda de pressão do gás não deve ser superior a de altura de recheio.
Dados: Pa.s; . 10-5Pa.s; Resp.: 1,145 m.
Uma absorvedora com 8,5 estágios de equilíbrio está disponível para o tratamento do gás de combustão do Problema 1.
(a) Calcule a vazão de água a ser utilizada na presente absorvedora, considerando que deve ser removido. Calcule também a concentração de na água na saída da absorvedora. R.: 1819
(b) Se a vazão de água utilizada for a mesma que a calculada no Problema 1 (a), qual será a porcentagem de remoção do que pode ser alcançada com essa absorvedora? R.: .