Um medidor portátil usado pela polícia tem como saída as medições de velocidade dos carros que passam por ele. Todavia, quando um policial quer multar um motorista por excesso de velocidade, ele precisa salvar a velocidade medida. Construa um sistema que implemente a capacidade de guardar os valores medidos pelo medidor em questão. O sistema tem uma entrada
de 8 bits que representa as velocidades detectadas, uma outra entrada
para o botão de salvar, um botão
para mostrar o valor salvo e uma saída
de 8 bits que envia a velocidade para um display.
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre criar um sistema para guardar a velocidade medida por um medidor portátil usado pela polícia. A matéria envolvida aqui é Eletrônica Digital, especificamente sobre sistemas de armazenamento de dados. Para resolver isso, vamos precisar entender como os sinais de entrada (como os botões e as velocidades em bits) interagem com componentes digitais que podem armazenar e exibir esses valores.
Passo 2
Primeiro, vamos identificar as entradas e saídas do sistema:
- Entrada S (8 bits): Representa a velocidade detectada pelo medidor.
- Entrada B: Botão de salvar a velocidade medida.
- Entrada R: Botão para mostrar a velocidade salva.
- Saída D (8 bits): Envia a velocidade para o display.
Passo 3
Precisamos de um componente que possa armazenar os 8 bits da velocidade quando o botão B for pressionado. Para isso, vamos usar um registrador de 8 bits. Um registrador é como uma pequena memória que pode guardar dados temporariamente.
Passo 4
Quando o botão B (Salvar) é pressionado, queremos que o valor presente na entrada S seja carregado no registrador. Isso significa que o registrador vai guardar esse valor para uso futuro. Para controlar isso, usamos um circuito de controle que detecta a pressão do botão B e habilita o carregamento dos dados.
Passo 5
Agora, quando o botão R (Mostrar) é pressionado, o valor armazenado no registrador deve ser enviado para a saída D para ser exibido no display. Isso envolve habilitar a saída do registrador para que os 8 bits sejam direcionados para o display.
Passo 6
Vamos resumir o fluxo do sistema:
- O medidor detecta uma velocidade e envia os 8 bits para a entrada S.
- O policial pressiona o botão B para salvar essa velocidade.
- O registrador recebe e armazena os 8 bits de S.
- Quando o policial pressiona o botão R, o registrador envia os 8 bits armazenados para a saída D, que exibe a velocidade no display.
Resposta
Assim, o sistema consiste em usar um registrador de 8 bits controlado pelos botões B e R para armazenar e exibir as velocidades medidas pelo medidor portátil. Quando o botão B é pressionado, a velocidade presente em S é salva no registrador, e quando o botão R é pressionado, essa velocidade salva é enviada para o display através de D.
Exercícios relacionados
Usando quatro registradores, projete um circuito que armazene os quatro valores presentes em uma entrada de 8 bits
durante os próximos quatro ciclos de clock. O circuito deve ter uma única saída de 8 bits que pode ser configurada usando duas entradas
e
para selecionar a saída de um dos quatro registradores (Dica: Use um MUX).
Projete um comparador de magnitude de 4 bits com propagação de carry que tem duas saídas: maior ou igual que
gte, e menor ou igual que
lte. Certifique-se de mostrar as equações usadas no desenvolvimento dos comparadores de 1 bit que serão conectados para formar o de 4 bits.
Projete um multiplicador de 8 bits do tipo array-style.
Use redução forçada para criar um circuito que compute
usando apenas deslocadores e somadores.
é uma saída de 12 bits e
é uma entrada de 12 bits. Estime os transistores no circuito e compare com uma estimação de transistores do circuito usando um multiplicador.