O metanol pode ser produzido pela reação de monóxido de carbono com o gás hidrogênio. b- Suponha que 365 g de CO sejam misturadas com 65 g de . Qual é o reagente limitante?

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa descobrir qual dos reagentes, CO ou H₂, vai acabar primeiro na reação que produz metanol (CH₃OH). Para isso, vamos usar conceitos de estequiometria e calcular quantos mols de cada reagente temos.

Passo 2

Primeiro, vamos anotar a reação química que está rolando:
Essa equação mostra que 1 mol de CO reage com 2 mols de H₂ para formar 1 mol de metanol.

Passo 3

Agora, vamos calcular quantos mols de CO temos. A massa molar do CO é 28 g/mol (12 g do carbono + 16 g do oxigênio). Então:

Passo 4

Em seguida, vamos calcular os mols de H₂. A massa molar do H₂ é 2 g/mol. Assim:

Passo 5

Agora, vamos verificar qual reagente vai acabar primeiro. Pela equação, para cada 1 mol de CO, precisamos de 2 mols de H₂. Então, para 13,04 mols de CO, precisaríamos de:
Como temos 32,5 mols de H₂ disponíveis, que é mais que os 26,08 mols necessários, o H₂ não vai acabar primeiro.

Passo 6

Isso significa que todo o CO vai reagir e vai sobrar H₂. Portanto, o reagente limitante é o CO.

Resposta

O reagente limitante é o monóxido de carbono (CO).

Exercícios relacionados

O metanol pode ser produzido pela reação de monóxido de carbono com o gás hidrogênio. a- Escreva a reação balanceada.
A combustão da glicose gera gás carbônico e água. Qual a massa de oxigênio será necessária para reagir com 25 g de glicose? Qual a massa de gás carbônico e qual a massa de água é formada?
Por que Rutherford concluiu que a carga positiva deve estar concentrada em um núcleo muito denso dentro do átomo?
b- Por que não notamos a quantização da energia nas atividades cotidianas?